Café Filosófico
Hoje
22
nov

gravação | políticas públicas de prevenção do suicídio, com josé manoel bertolote

  • instituto cpfl
  • 19:00

22/11 | sex | 19h
políticas públicas de prevenção do suicídio
com josé manoel bertolote, psiquiatra
o suicídio acompanha o homem desde suas origens. de início, como prerrogativa de semi- deuses, heróis e personagens míticos dos principais textos escatológicos e religiosos primordiais, em seguida, como um tema filosófico, interessando sobretudo a ética. a partir do século xviii, a medicina, mais especificamente a neuropsiquiatria, apropriou-se do tema, considerando que o suicídio é, fundamentalmente, a expressão ou o desfecho de uma doença mental. no final do século xix, émile durkheim se valeu do suicídio para construir o corpo de conhecimentos que viria a ser conhecido com sociologia. para durkheim, o suicídio era sobretudo um fenômeno social, pouco dependendo de fatores individuais. por volta de meados do século xx, albert camus voltou a realocar o suicídio no centro do terreno da filosofia, afirmando que é o tema mais importante de toda a filosofia. finalmente, ao final do século xx, a oms, diante da magnitude da incidência do suicídio e suas consequências e implicações socioeconômicas, declarou o suicídio uma prioridade para a saúde pública. com todas essas percepções e entendimentos, por vezes antagônicos, fica evidente que apenas uma política pública com estratégias bem articuladas que levem em conta todas elas poderá enfrentar eficazmente o problema. todavia, essa política não deve e não pode ser meramente metafísica e ancorada em boas intenções; ela precisa estar assentada solidamente em evidências científicas e nas melhores práticas que demonstraram eficiência.

__ __ __

no café filosófico cpfl | instituto cpfl | entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

.

transmissão ao vivo pelo www.facebook.com/institutocpfl, www.facebook.com/cafefilosoficocpfl e www.youtube.com/cafefilosofico

__ __ __

módulo: suicídio entre crianças e jovens: precisamos falar sobre isso
curadoria de neury botega

o que vem acontecendo com as nossas crianças e jovens, muitos diagnosticados com psicopatologias da ordem da depressão, melancolia ou hiperatividade, transtorno bipolar, déficit de atenção, autismo… e as taxas de comportamento suicida que não param de crescer nessa faixa etária? o que está acontecendo no processo de crescimento de nossas crianças e jovens? quais seriam as razões do enorme desafio que eles encontram para conquistar um lugar neste mundo? numa época em que tudo e todos expõem sua vida nas redes sociais, perdem a noção do que é íntimo e privado; encontram um excesso de cobranças, e não conseguem lidar com o imprevisto, com as adversidades. o sentimento de desamparo de nossos jovens, a busca de identificação com grupos que se organizam em torno do “mortífero” e a incidência numerosa de suicídios e automutilações que vêm ocorrendo nos últimos anos exige que se debruce sobre o que vem ocorrendo. precisamos falar sobre isso.


Acompanhe nossas redes sociais:

▪ facebook: instituto cpfl | café filosófico

▪ instagram: instituto cpfl

▪ youtube: café filosófico | institutocpfl

▪ twitter: instituto cpfl | café filosófico

▪ aplicativo instituto cpfl play: android | iOS