Café Filosófico
19
mar

na tv | infância e política, com ilana katz

  • tv cultura
  • 21:00

inédito
tv cultura | 18/03| dom | 21h
Infância e política
com Ilana Katz

Contar aos nossos filhos ou netos as histórias de nossa infância, das brincadeiras que fazíamos na rua, no parque, no quintal… é uma forma de estimular a imaginação e fortalecer laços. Mas o espaço geográfico da infância mudou. E mudou também a forma como nos relacionamos, com o colega, com o vizinho… com o outro. E mesmo com os nossos filhos. De qualquer forma, seguimos transmitindo valores, modelos, atitudes… O espaço que reservamos as crianças, a maneira como tecemos nossos laços, o jeito com que lidamos com o outro,  tudo isso afeta e constrói a infância de um determinado tempo.

A nossa época vem se caracterizando por estabelecer um novo modo de estar com as pessoas, onde não necessariamente corpo e mente estão no mesmo lugar. Como o nosso modo de vida afeta as crianças em sua experiência de ser criança hoje?

Ilana Katz

Série: O tempo da infância e a infância de nossos tempos

É inegável a importância da infância no resto da nossa vida. Por isso seria de se esperar que uma cuidadosa atenção fosse dada às nossas crianças. Aos estímulos produzidos pela cultura de cada época, as crianças reagem; através de seu comportamento, fala, linguagem e sintomas. Escutar as respostas que as crianças têm dado diante dos ideais de nosso tempo é o que nos propõe esta série do Café Filosófico.

Confira todas as palestras desta série.