divulgação
blog > a arte da transcri(a)ção segundo barshai

a arte da transcri(a)ção segundo barshai

neste domingo (23), às 22h na rádio cultura fm

No programa deste domingo, 23 de julho, às 22 horas, na Cultura FM de São Paulo, você vai conhecer as aventuras extraordinárias de Rudolf Barshai, um eminente músico russo que estreou obras de Shostakovich e Prokofiev e depois emigrou para a Inglaterra.

Especialista em transcrições para orquestra de obras camerísticas, Barshai nasceu em 28 de setembro de 1924 na Georgia. E morreu em 2 de novembro de 2010, na Inglaterra, aos 86 anos.

Aos 14, em 1938, foi admitido no Conservatório de Moscou, onde estudou primeiro violino com Lev Zeitlin. Mas ele queria tocar em quarteto, e passou a estudar viola com Lionel Tertis, o russo que revolucionou o estudo do instrumento.

Estudou regência com Ilya Musin e composição com Shostakovich. Integrou o Quarteto da Filarmônica de Moscou em 1945, com sua mulher nina como segundo violino, Rostilav Dubinsky como primeiro violino e Rostropovich como violoncelista.

Vamos mostrar no programa deste domingo raros registros fonográficos soviéticos dos anos 1950, em que Barshai aparece não só tocando viola como também fazendo arranjos de peças de Debussy, Grieg e Ravel.

Destaque para a versão para viola e piano de cinco peças de “Romeu e Julieta”, de Prokofiev , originais para orquestra sinfônica.

ouça a rádio cultura fm de são paulo através do 103,3 no dial ou também pela internet clicando aqui. o programa ‘música contemporânea’ é transmitido sempre aos domingos, às 22h.

Posts Relacionados