Matīss Markovskis
blog > a magia da música de peteris vasks

a magia da música de peteris vasks

o compositor letão, 71 anos, faz música tonal e de sonoridades diferentes, lembrando seu pequeno país natal. domingo (31/12) às 22h.

A música do compositor Peteris Vasks, nascido em 1946 na Letônia, é capaz de surpreender plateias já saciadas da música convencionalmente bem tocada. Ele faz música tonal, mas nem por isso banal. Tem a chama do talento e fatura consistente do ponto de vista técnico.

Vasks fez toda a sua formação musical em Riga, capital da Letônia, onde estudou contrabaixo e composição. Sobreviveu como musico de orquestras locais até 1974, quando passou a dedicar-se à composição. Graças ao violinista Gidon Kremer e a músicos como a violoncelista argentina Sol Gabetta, seu nome começou a circular mais no circuito europeu a partir dos anos 90.

O programa faz uma panorâmica, mostrando composições para violoncelo solo, violoncelo e orquestra de cordas, e para cello, coro e violino, uma formação diferente.

ouça a rádio cultura fm de são paulo através do 103,3 no dial ou também pela internet clicando aqui. o programa ‘música contemporânea’ é transmitido sempre aos domingos, às 22h.

Posts Relacionados