TV Brasil - EBC
Concertos > a gramática moderna do violoncelo

a gramática moderna do violoncelo

a fascinante trilha sonora de paris nas primeiras décadas do século passado

o que têm em comum nadia boulanger, bohuslav martinu, heitor villa-lobos, camargo guarnieri e calimerio soares? há algumas leituras possíveis. de um lado, veremos recriada no palco uma paris de sonho, aquela em que a professora nadia formou toda uma geração de compositores; em que o checo martinu se refugiou ao fugir da guerra; ou que villa-lobos visitou, lançando seu nome internacionalmente e adquirindo as ferramentas que fariam dele o grande nome da composição brasileira, influenciando músicos como camargo guarnieri, seu herdeiro.

mas esse programa também esbarra em uma das mais importantes correntes estéticas do século 20, o nacionalismo musical. ele se manifesta de diversas maneiras: em martinu, está no folclore que o compositor recria para evocar a pátria distante; em villa e guarnieri, é a base de uma idéia de música essencialmente nacional que remonta a mário de andrade e à semana de arte moderna.

o violoncelista antonio meneses e a pianista celina szrvinsk apresentam obras de villa-lobos, guarnieri, martinu e nadia boulanger, repertório abordado em cd lançado neste concerto. a idéia era construir uma apresentação inteira do maior violoncelista brasileiro só com produção musical do século 20, música com cheiro de contemporaneidade.

 

programa

  • cantilena das bachianas brasileiras nº5 - heitor villa-lobos
  • bachianas brasileiras nº2 - heitor villa-lobos
    - o canto do capadócio
    - o canto da nossa terra
    - o trenzinho do caipira
  • sonata nº1 - mozart camargo guarnieri
    - tristonho
    - apaixonadamente
    - selvagem
  • três peças para violoncelo e piano - nadia boulanger
    - em mi bemol menor
    - em lá menor
    - em do sustenido menor
  • sonata para cello e piano nº3 - bohuslav martinu
    - poco andante
    - andante
    - allegro

intérpretes

celina szrvinsk

celina szrvinsk é pianista. vencedora de vários concursos nacionais de piano, realizou gravações para rádio e televisão e concertos no brasil, alemanha, rússia, japão, suíça e itália. como intérprete e professora dedica especial atenção à divulgação da música brasileira.

antônio meneses

antônio meneses é um dos principais violoncelistas do cenário internacional. em 1977, meneses ganhou o prêmio internacional da televisão de munique, que não era concedido havia 20 anos. em julho de 1982, recebeu a medalha de ouro no concurso internacional tchaikovsky de violoncelo, o prêmio mais ambicionado da categoria. o rigor estilístico de suas leituras, … Continua