divulgação
Concertos > um caleidoscópio da criação brasileira atual

um caleidoscópio da criação brasileira atual

obras de liduíno pitombeira e flo menezes, com regência de simone menezes

este concerto lança o cd suite contemporânea brasileira. o cd inclui obras de vários compositores em atividade. curiosamente, há um forte ponto de tangência entre estes compositores e mário de andrade.

mário de andrade, embora um vanguardista, cunhava suas pesquisas não na erudição como um fim em si, mas tratava a vanguarda como uma forma necessária de expor suas novas descobertas, que estavam ligadas a pesquisas folclóricas e conexões com o povo. assim, embora um vanguardista, ele não era um erudito desconectado em sua comunicação com o homem leigo.

o concerto tem como obra central as danças características africanas de heitor villa lobos, obra que prenuncia as idéias vanguardistas de mário de andrade e da semana de 1922. a partir daí orbitam em torno deste centro estético, obras de pitombeira, piccolotto, uma obra de juventude de flô menezes e uma estréia do compositor pernambucano beetholven cunha.

programa

  • apologia dos arquétipos - flo menezes
    - epifania
    - intermezzo
    - intermezzo ii
    - klangfarbennoten?
    - riverrun - vorgefühls
  • concerto a cinco - joão guilherme ripper
    - calmo
    - festivo
    - movido
  • dois poemas de annita c. - silvio ferraz
  • guttur - alexandre lunsqui
  • quinteto de sopros no. 2 - rodrigo Lima
  • suíte hermética - liduino pitombeira
    - arrasta - pé
    - conversando com itiberê
    - incelença
    - são joão em arapiraca
  • tango - liduino pitombeira

intérprete

camerata latino-americana

a camerata latino-americana é uma orquestra de câmara formada por solistas e que trabalha sob diversas formações. criada em 2013, sua missão é divulgar a música de concerto brasileira e latino-americana por meio de interpretações originais que aliem a excelência musical com o conhecimento da história e a energia de cada composição. a camerata tem … Continua

mais Concertos

as veias sonoras abertas da américa latina

a voz de timbre inconfundível de renato braz, acompanhada pelo quarteto de violões maogani, propõem uma panorâmica da canção latino-americana, mostrando as características diferentes e sempre encantadoras que ela assume conforme a geografia, seja o “joropo’ venezuelano, a“tonada” chilena, a valsa peruana ou a milonga porteña