divulgação
blog > frases de e sobre ferruccio busoni (1866-1924)

frases de e sobre ferruccio busoni (1866-1924)

pensamentos de e sobre um italiano amante das tradições germânicas

O italiano Ferruccio Busoni (1866-1924) nasceu em Empoli, Itália, mas artisticamente deveria ter vindo ao mundo em Berlim mesmo. Sua música tem nada a ver com seu país natal e tudo a ver com a tradição austrogermânica, na qual se inseriu com enorme destaque em três níveis: como pianista, o maior de seu tempo, segundo muitos que o viram tocar; como compositor, o mais original das primeiras décadas do século 20; e o grande pedagogo, autor do livro Esboço para uma nova estética da música, onde prefigura as bases da música eletroacústica e o microtonalismo, entre outras novidades que marcariam as décadas da música no entreguerras mundiais e na segunda metade do século 20.

Foi um especialista em transcrições, sobretudo de obras de Bach. Dava-lhes o mesmo estatuto de uma criação musical autônoma. Isto é, uma transcrição é uma recriação tão importante quanto uma obra nova.

Além de vasta produção pianística, compôs um concerto para piano gigantesco, e a ópera “Arlecchino” (montada há poucos meses pelo Teatro São Pedro, em São Paulo, e transmitida pela TV Cultura).

“Quero atingir o desconhecido. O que já conheço não me serve de nada. Quero ir ainda mais longe do que nunca. A palavra final ainda me escapa”

*

“Nas questões relativas à arte meus sentimentos são os de um autocrata.”

*

“… juventude e espírito elevado, qualidades que para mim são inseparáveis da arte da música.”

*

“Busoni foi chamado de profeta da música nova. A palavra mais adequada seria consciência da música nova.” (Willy Schub, crítico suíço)

*

“O piano de Busoni personifica a vitória da reflexão sobre a bravura” (pianista Alfred Brendel)

*

“[sobre Busoni] “uma espécie de Leonardo da Vinci musical” (pianista Wilhelm Kempff)

*

“A função do artista criativo consiste em criar leis, não em seguir leis já criadas”

*

“A música nasceu livre; e seu destino é conquistar a liberdade.”

*

“Junto com o quebra-cabeças, Mozart também dá a solução.”

Posts Relacionados