blog > performances históricas de quintetos de shostakovich e fauré

performances históricas de quintetos de shostakovich e fauré

com um grandes músicos russos, como barshai, shostakovich, rostropovich, emil gilels e leonid kogan

No programa deste domingo, 30 de julho, às 22 horas, na Rádio Cultura FM, você ouve duas performances históricas de um dos maiores músicos russos do século 20, Rudolf Barshai. Ele nasceu em 28 de setembro de 1924 na Georgia e morreu aos 86 anos, na Inglaterra, em 2010.

Fundou e regeu a Orquestra de Câmara de Moscou, para a qual realizou dezenas de transcrições de obras para outras formações, incluindo versões dos quinze quartetos de cordas de Dmitri Shostakovich.

O instrumento de Barshai é a viola. E com ela ele participou de duas gravações históricas só agora trazidas a público pelo selo inglês ICA, que serão mostradas no programa deste domingo: a performance histórica do quinteto para piano e cordas de Shostakovich que vocês podem ouvir este domingo na Cultura FM aconteceu em 3 de junho de 1951, na pequena sala do Conservatório de Moscou. Os músicos lendários que dela participam, além de Barshai à viola, são: Nina Barshai e Rostilav Dubinsky aos violinos; Valentim Berlinsky ao violoncelo; e o próprio compositor Dmitri Shostakovich ao piano.

Em seguida, muda um pouco a escalação deste dream team para a execução de três dos quatro movimentos do quarteto para piano e cordas no. 1, op. 15, de Gabriel Fauré: Leonig Kogan e Rudolf Barshai permanecem, mas agora são acompanhados por Emil Gilels ao piano e Mstislav Rostropovich ao violoncelo. O registro em estúdio em Moscou é de 5 de agosto de 1958.

ouça a rádio cultura fm de são paulo através do 103,3 no dial ou também pela internet clicando aqui. o programa ‘música contemporânea’ é transmitido sempre aos domingos, às 22h.

Posts Relacionados