Playlists > bernstein 100 anos

bernstein 100 anos

a broadway de lenny: capítulo 2

Em 2018 o mundo comemora o centenário de nascimento do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein. Por isso, vamos explorar, em várias playlists, o melhor de sua música.

Começamos com a Broadway, onde ele acumulou vários sucessos. Semana passada, curtimos “West Side Story”. Agora, você vai conhecer algumas das canções mais instigantes compostas por ele, para o musical “On the Town”, de 1944, com letra da dupla Betty Comden e Adolph Green.

“On the Town” baseia-se na concepção de Jerome Robbins para o balé “Fancy Free”.

“On the Town”: conta a história dos três marinheiros que ganham uma folga de 24 horas e querem conhecer Nova York, foi levada para o cinema em 1949, com Gene Kelly.

Abaixo, você ouve algumas canções que justificam o sucesso não só popular mas sobretudo artístico, criativo, de Bernstein. Ele foi um dos raros a juntar qualidade musical e acessibilidade em suas criações. Alguns “hits” de “On the Town”: no youtube:

Dawn Upshaw, “Lonely Town” – com a grande soprano norte-americana

“New York, New York – On the Town” – a versão de 1949, com Frank Sinatra, Gene Kelly e Jules Munshin. Irresistível.

“On The Town” –  a canção-título, também na versão de Hollywood de 1949.

Mas, se quiser assistir a uma performance integral, então acesse a ótima versão gravada pela Deutsche Grammophon, com 1h40. No cast, estrelas como a soprano Federica von Stade, o barítono Thomas Hampson, o baixo Samuel Ramey, Cleo Laine e David Garrison.