Playlists > bernstein 100 anos

bernstein 100 anos

a broadway de lenny

Em 2018 o mundo comemora o centenário de nascimento do maestro e compositor norte-americano Leonard Bernstein. Por isso, vamos explorar, em várias playlists, o melhor de sua música.

Começamos com a Broadway, onde ele acumulou vários sucessos. Mas o maior deles, sem dúvida, foi “West Side Story”.

O musical estreou em 26 de setembro de 1957 na Broadway, com música de Bernstein, letras de Stephen Sondheim, coreografia de Jerome Robbins. O enredo, extraído de uma peça de Arthur Laurents, é uma adaptação de “Romeu e Julieta” de Shakespeare, transportada para a Nova York dos anos 1950.

Estabeleceu um novo patamar de qualidade na música; recebeu letras notáveis de Sondheim. Foi levada ao cinema em 1961. No elenco, Natalie Wood, Rita Moreno e Richard Beymer.

Ouça o registro da trilha sonora com o elenco original de 1957:

Agora você vai curtir uma suíte sinfônica feita pelo próprio Bernstein, que a intitulou “Suíte de Danças Sinfônicas de West Side Story”, numa performance eletrizante do jovem regente venezuelano Gustavo Dudamel à frente da Orquestra Jovem Simon Bolívar:

Vale a pena ouvir as versões jazzísticas do musical que o pianista canadense Oscar Peterson realizou num LP que está fatiado no youtube. A versão de The Jet Song está meio precária; mas a de “Tonight”, de 1964, espantosa, já exibe melhor qualidade técnica. Assim como as de “Something’s Coming”, “Maria” e “I Feel Pretty”: