Playlists > cinco obras importantes do século 21

cinco obras importantes do século 21

todas encomendadas pela filarmônica de nova york no programa contact! de música contemporânea idealizado e conduzido por alan gilbert

Como soam as criações musicais mais instigantes e revolucionárias nestes primeiros quinze anos do século 21?

Um bom termômetro são as certeiras encomendas feitas pela Filarmônica de Nova York a partir de 2009, momento em que assumiu sua direção o maestro Alan Gilbert, filho de músicos da casa, nova-iorquino. Ele está se desligando da orquestra nestas férias de verão no hemisfério norte. Deixa um legado importantíssimo. Foi um dos raros titulares da orquestra – ao lado do maestro e compositor francês Pierre Boulez a comandou, entre 1971 e 1977 – que olharam com atenção à questão da música contemporânea.

Gilbert convidou imediatamente o finlandês Magnus Lindberg para ser o compositor residente da orquestra por três temporadas – isso mesmo, três temporadas. Neste período, a Filarmônica de Nova York estreou ao menos três obras suas de grande porte, criadas especialmente para Nova York. Você pode ouvi-las nesta playlist. O concerto para clarinete, por exemplo, já foi tocado na Sala São Paulo com a Osesp em ação – e foi muito bem recebido pelo público.

Além disso, Gilbert instituiu a série Contact! de concertos de música contemporânea – vários deles regidos pelo próprio Gilbert. Nesta série, foram realizadas dezenas de encomendas a outros jovens compositores. Entre eles o brasileiro Alexandre Lunsqui, hoje titular de composição na Unesp, em São Paulo. Sua peça, “Fibers, yarns and wire”, de 2011, é uma das mais consistentes da produção brasileira atual.

Gilbert fez provavelmente a derradeira encomenda ao compositor norte-americano Elliott Carter, ainda em 2009. “Two Controversies and a Conversation” estreou na temporada 2010/11 – a tempo de o compositor, então com 103 anos, assisti-la. Carter morreu em 5 de novembro de 2012, um mês antes de completar 104 anos.

1) Gran Duo – Magnus Lindberg:

2) Concerto para clarinete – Magnus Lindberg:


3) Souvenir (in memoriam Gérard Grisey) – Magnus Lindberg:


4) Fybers, Yarn and wire (2011) – Alexandre Lunsqui:

5) Two controversies and a conversation – Elliott Carter