tatiana ferro
blog > sonia rubinsky promove a estreia mundial de “prelúdio de sonia rubinsky”, de willy correa de oliveira

sonia rubinsky promove a estreia mundial de “prelúdio de sonia rubinsky”, de willy correa de oliveira

assista a performance inédita do concerto da semana passada

Em 2009, o compositor pernambucano Willy Corrêa de Oliveira ouviu pela primeira vez a gravação das “Cirandas” de Villa-Lobos com a pianista campineira Sonia Rubinsky. Um dos maiores compositores brasileiros do século 20/21, Willy sempre combateu o nacionalismo de Villa-Lobos em suas aulas no Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

As Cirandas lhe proporcionaram uma epifania: Willy fez um mea-culpa, e escreveu um longo artigo “Com Villa-Lobos”, depois transformado em livro da EDUSP. E, homenageando a pianista que o levou a descobrir Villa-Lobos, Willy compôs o “Prelúdio de Sonia Rubinsky”, que estreou mundialmente em concerto no sábado dia 5 de agosto, no Instituto CPFL de Cultura, em Campinas. Bem a seu gosto, Willy pediu a Sonia que tocasse antes de sua obra “Warum?”, por quê?, uma das curtíssimas vinhetas que compõem “Fantasiestücke”, op. 12, no. 3, de Robert Schumann (1810-1856), um dos grandes compositores românticos alemães do século 19.

Você ouve agora, com Sonia Rubinsky, “Warum?” de Schumann e em seguida a primeira execução mundial de “Prelúdio de Sonia Rubinsky”, de Willy Correa de Oliveira.

ou assista em vídeo abaixo: