alex krusemark
blog > tim rescala conta tudo…

tim rescala conta tudo…

...que passou pela cabeça de nazareth ao ter que fazer trilha sonora de filme mudo no cine odeon, no início do século 20

O pianista Alexandre Dias encomendou a nove compositores contemporâneos brasileiros – e a um norte-americano que adora Ernesto Nazareth – peças provocadas pela sua música malemolente, brasileiríssima. O resultado foi extraordinário. De repente, é como se Nazareth revivesse hoje, no início do século 21. E ele intitulou o projeto “Nazarethiando” (confira o concerto na íntegra aqui).

Uma das peças é daquelas gemas divertidas e de fina estampa, já que Rescala faz um passeio pelo universo musical que julga ter habitado a mente do compositor enquanto se aborrecia ao ter de fazer a trilha sonora ao vivo dos filmes mudos no Cinema Odeon, no centro do Rio de Janeiro, numa sessão com pouquíssima plateia.

O título já é engraçado: “Os devaneios de um entediado Ernesto Nazareth ao tocar num despovoado Cinema Odeon”. A peça foi escrita em 2015. Rescala, carioca da gema de 55 anos, é eclético por natureza. Pianista, arranjador, autor teatral, foi até personagem da Escolinha do Prof. Raimundo, humorístico de TV de Chico Anysio.

Um ecletismo, entretanto, que contribui, em vez de atrapalhar, a criatividade e o excelente senso de humor de Rescala.

Assista e divirta-se também com outra criação impagável de Tim Rescala de 2001: “Noturno depois do vinho” mostra uma pianista bêbada —no caso, Maria Teresa madeira — tentando tocar um noturno de Chopin. Hilário na medida certa.

Artistas

alexandre dias

alexandre dias  iniciou seu estudos de piano aos 10 anos de idade. além de pianista,  é professor e pesquisador da música brasileira do final do século 19 e início do século 20, com especial ênfase na obra de ernesto nazareth, sendo o responsável pelo maior acervo discográfico deste compositor. estudioso da música da belle époque, … Continua