divulgação
blog > yo-yo ma mapeia a rota da seda de marco polo

yo-yo ma mapeia a rota da seda de marco polo

o violoncelista chinês deixa o comando do grupo the silk road 19 anos atrás e deixa um legado fundamental para as músicas do nosso tempo. domingo (24/12) na cultura fm, às 22h.

Yo-Yo Ma, de 62 anos, nasceu na França de pais chineses e adotou a cidadania norte-americana. Músico verdadeiramente excepcional, enfrentou e demonstrou sua musicalidade em todo o repertório clássico ocidental para o seu instrumento.

Em 1998, decidiu não se repetir eternamente no mesmo repertório – afinal, a literatura para violoncelo não é tão grande assim – e fundou o Silk Road ensemble, ou grupo da rota da seda. O nome do grupo remete à célebre viagem do explorador marco Polo, que em 1271 partiu de Veneza para a China, e de lá retornou 24 anos depois, em 1295. Percorreu mais de 24 mil km e estabeleceu a rota que liga a Europa e a Ásia no comércio de especiarias.

Músicos de vários países uniram-se ao projeto, que tem por lema explorar a relação entre tradição e inovação na música do planeta. No final de outubro passado, Yo-Yo Ma anunciou seu afastamento do Silk Road: “No próximo ano o Silkroad completa 20 anos de existência. é como um adolescente que se aproxima da maioridade. Por isso passo a direção artística do grupo a Jeffrey Beecher, Nicholas Cords e Shane Shanahan, três extraordinários colegas que me ensinaram tanto sobre colaboração, música e amizade. Juntos eles vão desenhar o próximo capítulo de Silkroad, levando a paixão e a curiosidade que desenvolvimentos em novas comunidades e inspirando a colaboração cultural radical que é essencial para a criação de um mundo melhor”.

O programa mostra o melhor destes 19 anos de existência do grupo sob a liderança de Yo-Yo Ma.

ouça a rádio cultura fm de são paulo através do 103,3 no dial ou também pela internet clicando aqui. o programa ‘música contemporânea’ é transmitido sempre aos domingos, às 22h.

Posts Relacionados