02
out

02/10 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: o medo à liberdade e a alma humana – dos ditadores à autoajuda, com leandro karnal

  • 19:00

clique aqui, dia 2/10, a partir das 19h, para assistir a palestra online

café filosófico cpfl | outubro/15

servidões voluntárias e involuntárias:  a quem nos entregamos depois de conquistar a liberdade?

curadoria: leandro karnal

muito jovem,   étienne de la boétie escreveu  seu “discurso da servidão voluntária”.  a obra tratava da luta contra o absolutismo, mas acaba analisando todas as formas de entrega a domínios externos e internos.  este ciclo do café filosófico fala do anseio por dominadores, guias, gurus e da recusa da liberdade. por que gostamos de quem deseja o controle de corpos e de almas? por que nos entregamos a gurus?  por que substituímos ditadores abomináveis por outros piores?  qual a raiz da resistência à liberdade e ao livre arbítrio?  por que floresce a autoajuda e as tentativas de conduzir o indivíduo à felicidade? por qual motivo exibimos nossa vida nas redes? o ciclo encara nosso medo à liberdade travestido da virtude contemporânea.

02/10 | sex | 19h
o medo à liberdade e a alma humana – dos ditadores à autoajuda
com leandro karnal, historiador e professor da unicamp

a ditadura czarista foi substituída pela stalinista. a opressão do imperador chinês foi trocada pelo controle de mao.  as democracias ocidentais gravam, filmam, rastreiam e guardam mais documentos dos indivíduos do que sonharam todos os fascismos. há deleite coletivo em dar pistas e  rastros nas redes sobre tudo que fazemos. os grandes sistemas religiosos deram lugar a dicas de autoajuda, controle alimentar e receitas de sucesso. a teologia clássica cedeu espaço ao empreendedorismo. o que há de errado na liberdade? qual o mistério de  “ser livre” que todos falam mas quase ninguém busca?

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas (lotação da capacidade da sala);
informações: (19) 3756-8000