04
jun

04/06 | qua | 19h | Café Filosófico especial: Música com Z: artigos, reportagens e entrevistas (1957-2014), com Zuza Homem de Mello

  • 19:00

04/06 | qua | 19h

Café Filosófico especial com lançamento de livro

Música com Z: artigos, reportagens e entrevistas (1957-2014)

Com Zuza Homem de Mello, musicólogo, jornalista e produtor musical.

Música com Z é o oitavo livro de Zuza Homem de Mello. Nele foram reunidos 140 textos, sobre música brasileira ou Jazz, publicados ao longo de 58 anos de atividade jornalística nos principais órgãos da imprensa nacional além de alguns inéditos incorporados. Resumindo a reconhecida atividade do autor  na música, é produto de uma criteriosa seleção dentre perto de mil peças que foram divididas em sete partes, de acordo com seu conteúdo. Assim, “Canções e momentos” aborda a gênese de canções notáveis enquanto “A nobreza da música brasileira” resgata uma análise sobre a fartura de espetáculos e discos que mantinham em alto nível o cenário musical do país nos anos 70 e 80. “De dar água na boca” registra emocionantes espetáculos vividos por Zuza como espectador e “Figuraças” focaliza vultos tão significativos que receberam um destaque especial. Muitos textos foram acrescidos de uma contextualização atual com informações ou pormenores elucidativos que complementam os artigos, reportagens e as entrevistas que compõem o livro. Música com Z que representa a trajetória de uma existência dedicada ao jornalismo musical é um livro de 140 artigos, prefaciado por Humberto Werneck e editado pela Editora 34. Foi patrocinado pela CPFL Energia através do Programa de Ação Cultural do Estado – ProAC.

Zuza Homem de Mello – musicólogo, jornalista e produtor musical. Há quase 60 anos dedica-se ao garimpo e à divulgação da música popular e do jazz. É autor dos livros Música popular brasileira cantada e contada (Editora Melhoramentos), A Canção no Tempo, 2 volumes com Jairo Severiano (Editora 34), João Gilberto (Publifolha), A Era dos Festivais (Editora 34), Música nas Veias (Editora 34), Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes) e, neste ano lança Música com Z, também pela Editora 34.

local: instituto cpfl  | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: 04/06/2014
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online  pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: cpfl cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br