06
nov

06/11 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: Pode rir?, Com Marcelo Tas

  • 19:00

clique aqui para assistir ao vivo a partir das 19h!

 

café filosófico cpfl de novembro/2015

Pode rir? – o humor e a (in)sanidade do politicamente correto

curadoria: marcelo tas

Obs.: a partir de novembro serão distribuídas senhas para participar do café filosófico cpfl, a partir das 17h, no dia do evento. 

A sociedade está mais consciente de seus direitos. A ampla visibilidade das lutas históricas das minorias coincide com a facilidade de comunicação proporcionada pelas redes sociais. A exposição dessas bandeiras cria um desafio aos intérpretes responsáveis por retratar as relações sociais na literatura, no teatro, no cinema, na TV e nas várias mídias.

A reação a certas abordagens, antes aparentemente naturalizadas, tem levado a uma série de discussões sobre os limites do humor. Mas existe uma forma correta de rir ou fazer rir? É papel do humorista fazer rir e corrigir costumes? O que distingue um humor engajado e provocador de uma ofensa gratuita? O que incomoda na representação de determinados grupos no palco, nos livros na novela, no cinema? Faz sentido falar em restrição a liberdades de expressão quando a expressão é considerada ofensiva? Estamos dispostos a ouvir os argumentos de quem encontrou canais para comunicar este incômodo?

Esta série de encontros pretende debater as fronteiras entre o humor e a ofensa na era da mobilização digital.

06/11 | sex | 19h

Pode rir?

Com Marcelo Tas, jornalista

Existem limites para o humor?  O que é ser politicamente incorreto? Ex-repórter fictício que atormentava políticos e personalidades dos anos 1980, Marcelo Tas emprestou o rosto a programas infantis antes de se tornar colunista, blogueiro e apresentador de TV. Neste encontro, ele fala das mudanças nas ideias de humor, deboche, ironia, opinião e jornalismo ocorridas ao longo desses anos.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, mediante retirada de senha a partir das 17h, no dia do evento. vagas limitadas (lotação da capacidade da sala);
informações: (19) 3756-8000