07
jun

07/06 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: amor e loucura

  • 20:00


07/06 | sáb | amor e loucura

com: savio sperandio (baixo), karin fernandes (piano), luis afonso montanha (clarinete), elisa monteiro (viola) e evandro affonso ferreira (narração/leitura)

Programa CPFL de Música Erudita leva ao palco o escritor Evandro Affonso Ferreira, vencedor do Prêmio Jabuti de 2013

O autor narra trechos de “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, melhor romance de 2013, em concerto inspirado em sua obra no Instituto CPFL

O programa Música Erudita Contemporânea, do Instituto CPFL, leva ao placo, no sábado 07/06, o escritor Evandro Affonso Ferreira para a leitura de trechos de “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, romance vencedor do Prêmio Jabuti em 2013, o mais importante da literatura nacional. A apresentação acontece durante o concerto “Amor e Loucura”, com músicas inspiradas na história de seu personagem, um mendigo que passa a viver nas ruas após sofrer uma desilusão amorosa.

O espetáculo, com início às 20 horas, é parte do módulo “Mais que uma Canção” e tem a curadoria do jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, responsável por transformar os trechos do livro em quatro músicas em parceria com o compositor Leonardo Martinelli,  curador de outro módulo também apresentado no Instituto CPFL, o “Diálogos Improváveis”. “O livro tem um ritmo musical muito peculiar. É um grande monólogo que se passa todo dentro da cabeça do personagem. Isso nos chamou a atenção desde o início”, diz Sampaio.

amor e loucura

 

“No livro há uma série de palavras novas e construções de frases muito peculiares. Essa musicalidade ajuda, mas cria um desafio para manter o ritmo em um outro formato sem perder a essência. O livro é curto, mas tem uma força impressionante e uma tensão constante. O desafio é manter isso”, completa.

O resultado são quatro canções, cada uma inspirada em um momento do personagem, construídas em parceria com o próprio autor. “O Evandro não apenas deu a autorização para a adaptação como, ao longo do processo, teve interesse em acompanhar, saber mais sobre a música e sobre como seria o processo de adaptação. Sempre que terminava um texto, eu mandava para ele, e ele sempre foi muito generoso. Não houve qualquer tipo de ruído. Para nós isso foi fundamental para saber que estávamos no caminho certo”, afirma o curador.

Durante o processo, em razão de seu envolvimento no projeto, Affonso Ferreira aceitou atuar na própria peça. Sua narração, explica o crítico musical, será o fio-condutor do espetáculo. “A leitura do Evandro é a leitura do livro, que ele conhece em todos os seus detalhes. Seria interessante mostrar esse ritmo do texto original. Isso ajuda o público a entender a adaptação.”

A ideia, explica o curador, é que o autor inicie o espetáculo com a apresentação do ambiente do livro e intercale as narrações nos intervalos de cada canção. A voz do personagem, nas músicas, será de Sávio Sperandio, responsável também pelo baixo. Ele será acompanhado pelos músicos Luis Afonso Montanha (clarinete), Karin Fernandes (piano) e Elisa Monteiro (viola). A duração prevista do espetáculo é de uma hora.

Segundo Sampaio, a apresentação inédita de sábado lançará as bases de uma ópera completa. “Esse concerto vai parir uma criança. Vamos colocá-la no palco pela primeira vez, mas a ideia é dar sequência ao projeto e transformá-lo em uma ópera completa. Esse é o nosso objetivo.”

Programa

leonardo martinelli

as canções do mendigo que sabia de cor os adágios de erasmo de rotterdam*

*estreia mundial de peça com libreto de joão luiz sampaio a partir da obra de evandro affonso ferreira

módulo: mais que uma canção

a prática da canção é uma das manifestações mais importantes de diversas correntes musicais mundo afora. entretanto, a modernidade ainda está por explorar todo o potencial da voz humana e sua combinação com diferentes formações instrumentais. a série, assim, reúne o trabalho de compositores brasileiros da nova geração, que foram convidados a criar ciclos de canções a partir de textos de jovens poetas. e dessas parcerias, articulando tradição e modernidade, surge um novo diálogo poético-musical, que tanto revisita com novo olhar temas-chave do cancioneiro ocidental – amor, paixão, desejo, natureza – como advoga em favor de uma não-poesia e abarca temas novos como a tecnologia e a vida urbana.

curadoria: joão luiz sampaio, jornalista e crítico musical, editor-assistente do “caderno 2”, do jornal “o estado de s. paulo”. mantém um blog especializado em música clássica no portal estadão.com.br – blogs.estadao.com.br/joao-luiz-sampaio. é autor de “ópera à brasileira”, “antonio meneses: arquitetura da emoção” e “guiomar novaes do brasil”, entre outros livros.

local: auditório umuarama | instituto cpfl (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 07/06/2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;