08
jun

08/06 | dom | 10h e 11h30 | teatro infantil (musical) operilda na orquestra amazônica

  • 10:00

08/06 | dom | com duas sessões: 10h e 11h30

Vencedor, em São Paulo, do prêmio APCA 2013 na categoria Melhor Musical Infantil e 2º lugar nos Melhores do Ano do Guia da Folha 2013, o espetáculo “Operilda na Orquestra Amazônica”, com a atriz Andréa Bassitt, apresenta-se no Instituto CPFL Cultura. A divertida montagem, com músicos tocando ao vivo no palco, mostra a crianças e adultos que a música erudita não é uma arte de difícil acesso e apresenta-se, em Campinas, dia 8 de junho, domingo, com sessões às 10 e 11h30.

Além de vencer o APCA, “Operilda na Orquestra Amazônica” – que tem direção geral de Regina Galdino e direção musical do maestro Miguel Briamonte – também concorre ao prêmio FEMSA 2013 nas categorias “melhor atriz”, “trilha sonora” e “categoria especial pela divulgação da música erudita e folclórica”.

Missão – Operilda, interpretada pela atriz Andréa Bassitt, é uma feiticeira “do bem” que sonha em ter uma orquestra e recebe uma missão de sua tia Opereta: contar para as crianças a história da música erudita no Brasil em uma hora. Se conseguir, ganhará a tão sonhada orquestra.

Correndo contra o tempo para completar a sua “missão”, ela conta com a ajuda de seis músicos e de Livrildo, um livro mágico repleto de informações sobre compositores nacionais que ganhou de sua tia Opereta. Ao longo do espetáculo, com muita música interpretada ao vivo, Operilda passeará por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para conseguir cumprir a sua tarefa.

Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta), Joyce Peixoto (trombone) e Cássia Maria (percussão), que interagem com a plateia e com a atriz.

O repertório da comédia musical traz composições de nomes históricos da música erudita brasileira como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe e Tom Jobim, além de músicas de origens folclóricas, africanas e indígenas brasileiras. Já o cenário, assinado por Marcos Lima, traz referências à Floresta Amazônica, com resoluções lúdicas e encantadoras para a montagem.

PERFIS

Formada pela EAD, Andréa Bassitt escreveu e interpretou os espetáculos teatrais “As Turca”, “Filhos do Brasil” (Prêmio Shell de Melhor Música) e “As Favoritas do Rádio” (Prêmio Jornada Sesc de Teatro). Fez parte da série de concertos infantis “Aprendiz de Maestro”, na Sala São Paulo, como atriz e autora. Criou os textos de “Mar de Gente”, de Ivaldo Bertazzo, e da ópera “Idomeneo”, de Mozart, dirigida por Regina Galdino.

Regina Galdino é diretora e atriz formada pela EAD. Foi uma das criadoras da série “Aprendiz de Maestro”, na Sala São Paulo. Dirigiu a ópera “Idomeneo”, no Teatro Municipal de São Paulo, e os espetáculos “Intimidade Indecente”, com Irene Ravache e Marcos Caruso, “As Pontes de Madison”, com Denise Del Vecchio e Marcos Caruso, “As Turca”, com Claudia Mello e Andréa Bassitt e o premiado “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, com Cassio Scapin.

FICHA TÉCNICA

Texto e pesquisa: Andréa Bassitt

Elenco: Andréa Bassitt, Elaine Giacomelli (piano), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta), Joyce Peixoto (trombone) e Cássia Maria (percussão).
Direção Geral: Regina Galdino
Direção Musical: Miguel Briamonte
Cenário e Adereços: Marco Lima
Iluminação: Newton Saiki
Fotos: João Caldas Filho
Programação Visual: Sato – Casa da Lapa
Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda

local: auditório umuarama – instituto cpfl: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
data: 08/6/14
horário: 10h e 11h30
capacidade: 162 lugares
entrada: retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;