08
ago

música erudita contemporânea: Concerto de Câmara da Camerata Latino Americana: Raïff Dantas Barreto (cello) e Rogério Zaghi (piano)

  • 20:00

música erudita contemporânea | agosto/15

os mundos de mário de andrade e a contemporaneidade
“sou um tupi tangeando um alaúde”

curadoria: simone menezes

na sequência do módulo os mundos de mário de andrade e a contemporaneidade, que tem a curadoria da regente simone menezes, recebemos dois concertos para apresentar ao público  algumas das principais obras das gerações de compositores  influenciadas pelo pensamento do gênio modernista.

08/08 | sáb | 20h

Concerto de Câmara da Camerata Latino Americana: Raïff Dantas Barreto (cello) e Rogério Zaghi (piano)

Neste programa podemos acompanhar três gerações de compositores influenciados pelo pensamento de Mário de Andrade. Na primeira geração temos testemunhas oculares como Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos que começam a pensar a música clássica, não mais como música clássica em si, mas como a música clássica brasileira. Este legado musical, entretanto, vai sendo passado adiante, e temos então uma segunda geração com compositores como Camargo Guarnieri e César Guerra-Peixe que conservam esta maneira de pensar. Finalmente chegamos ao mundo de hoje, a terceira geração, e podemos encontrar compositores como Edmundo Villani-Cortês e João Linhares, que ainda são fortemente influenciados pela forma de pensar a música de Mário de Andrade.

programa

edmundo villani-côrtes (1930 – )

 

luz

 

andantino

 

césar guerra peixe (1914 – 1993)

três peças

 

edino krieger (1928 -)

-sonatina para piano

  1. moderato
  2. allegro

 

joão linhares

coco

 

camargo guarnieri (1907 – 1993)

ponteio e dansa

 

francisco mingnone (1897 – 1986)

aquela modinha que o villa não escreveu(cello solo)

mistério(cello solo)

 

heitor villa-lobos (1887 – 1959)

o canto do cisne negro

capricho

 

bachianas brasileiras nº5, ária

 

pequena suíte

i. romancette
ii. legendária
iii. harmonias soltas
iv. fugato (all’antica)
v. melodia
vi. gavotte-scherzo

 

Raïff Dantas Barreto

Violoncelista paraibano, iniciou seus estudos do instrumento na Paraíba, aperfeiçoando-se no Conservatório Arrigo Boito na Itália. Sua trajetória como solista o levou à frente de orquestras como: Municipal de São Paulo, Sinfônica da Paraíba, Sinfônica de Minas Gerais, Camerata de Curitiba, Camerata Fukuda, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Santo André. Toca no violoncelo Príncipe do Brasil, construído pelo luthier Saulo Dantas-Barreto, seu irmão. Atualmente é principal violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, da Camerata Latino Americana, além de ampla atuação como solista e camarista.

Rogério Zaghi 

ROGÉRIO ZAGHI é um pianista versátil. Atua frequentemente como solista à frente de orquestras brasileiras, dedica-se ao repertório fundamental de câmara para cordas, madeiras e metais, e acrescenta à sua produção o repertório sinfônico que inclui o piano em sua orquestração.

Como solista, esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André, Sinfônica de Ribeirão Preto, Filarmônica de São Caetano, Camerata Jovem Beethoven e Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), sob a batuta dos maestros Wagner Polistchuk, Sérgio Assumpção, Reginaldo Nascimento, Cláudio Cruz e do saudoso maestro Flávio Florence, um grande incentivador de sua carreira.

Como camerista, já colaborou diversas vezes com Cláudio Cruz, e também com Emmanuelle Baldini, Johannes Gramsch, Dárcio Gianelli, Ricardo Barbosa, Jacques Mauger e o Quaternaglia Guitar Quartet.

Junto à Osesp, tem se apresentado como pianista convidado em inúmeros programas e gravações, tanto ao longo da temporada de concertos na Sala São Paulo, como também em turnês no exterior.

Foi laureado em mais de vinte concursos nacionais e sul-americanos de piano. Já se apresentou na França, Croácia, Rússia e Áustria, além de importantes salas brasileiras, tais como a Sala São Paulo, Cultura Artística, MASP, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Theatro Pedro II e Teatro Municipal de Santo André.

Gravou o CD “Via Sacra”, que contém obras para piano solo de Eduardo Guimarães Álvares, Diogo Lefévre, Mário Ficarelli, Achille Picchi, Amaral Vieira, Jorge Antunes e Kilza Setti. Realizou recentemente a gravação da peça para piano e contrabaixo Apologia dos Arquétipos, de Flo Menezes, para a estréia da Camerata Latino-Americana – grupo do qual é pianista – no CD intitulado Suíte Contemporânea Brasileira.

É Mestre pela UNICAMP, período no qual desenvolveu uma ampla e detalhada dissertação sobre a obra integral para piano de Arnold Schoenberg. Realizou sua formação com a grande mestra do piano brasileiro, Marisa Rosana Lacorte, complementando seus estudos na Rússia com Sergei Dorensky e na França, onde esteve sob a orientação da pianista Cristina Ortiz.

Em 2012, esteve à frente da Coordenação Artístico-Pedagógica do 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o mais importante festival de música da America Latina.

Paralelamente às intensas atividades de performance, coordena todos os programas educacionais da OSESP, com destaque especial ao Programa “Descubra a Orquestra”, o maior programa de formação de platéia do país, e a “Academia de Música da OSESP”, a principal academia de formação de instrumentistas de orquestra da América Latina.

Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP);
Data: 08/08;
Horário: 20h;
Capacidade: Auditório Umuarama: 162 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000