09
abr

09/04 | qui | 19h | cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson: Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

  • 19:00

cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

num mundo oprimido pelo cinza das ruas, é difícil mergulhar na obra de wes anderson sem estranhamento. as cores primárias saturadas em ângulos abertos e personagens caricatos criam um enganoso universo lúdico – mas não há nada de infantil neste retrato. pelo contrário, poucos são os cineastas capazes de levar tão a sério, e de forma tão original, os dramas que transformam as crianças em jovens adultos e adultos em velhas crianças com temáticas como a desintegração familiar, os amores contrariados, a violência. a concessão à fantasia é um grito contra uma realidade obscura e carregada da pós-modernidade. em wes anderson, essa dimensão é extrapolada até o limite do absurdo, o que transforma o diretor num dos símbolos máximos da chamada geração pós-mtv.

09/04 | qui | 19h

Os Excêntricos Tenenbaums

Wes Anderson, 2001, Drama-Comédia, 109 min, 12 anos

Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua mulher, Etheline (Anjelica Huston) tiveram três filhos – Chas, Margot e Richie – e então se separaram. Chas (Ben Stiller) começou a investir em imóveis ainda adolescentes e parecia ter um dom quase sobrenatural para finanças internacionais. Margot (Gwyneth Paltrow), uma jovem dramaturga, recebeu, ainda no primeiro colegial, uma bolsa de estudos de US$ 50.000. Richie (Luke Wilson) foi campeão juvenil de tênis e vencedor do Campeonato Nacional por três anos consecutivos. Entretanto, absolutamente todos os feitos brilhantes dos jovens Tenenbaums foram esquecidos após duas décadas de traições, fracassos e tragédias.

antes do filme, será exibido o café pocket o novo nas ruas, uma entrevista com o filósofo renato janine ribeiro, (13 min, 2013)

toda geração tem direito a seu maio de 1968… inesperados, maiores que suas causas, colocam a política em xeque a partir da rotina apressada, típica dos jovens, e se encerram sem terminar. nessa entrevista, o filósofo fala sobre sua visão desses acontecimentos, sua estrutura política, os agentes e responsáveis e arrisca indicações possíveis dos futuros caminhos dos movimentos nas ruas.

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;