09
maio

09/05 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: Engenho Novo – andré mehmari e marília vargas

  • 20:00

Os Mundos de Mário de Andrade: Por uma Voz Brasileira

Em sua busca incessante pela essência da música brasileira, Mário de Andrade pesquisou os sons do país de norte a sul. Construiu um arcabouço teórico justificando a opção nacionalista em arte – e, em seu caso, sobretudo na música de invenção. A 70 anos de sua morte, vamos repensar a realidade musical brasileira atual a partir de suas reflexões.

Dois espetáculos diversificados entre si mostram a produção para voz e instrumentos dos compositores que seguiram a cartilha de Mário. A soprano Taís Bandeira mostra a criação popular nascida do contato, ora sacro, ora profano, com a cultura africana. E André Mehmari recria o texto musical dos acompanhamentos de canções muito conhecidas. Em ambas, o primado é da voz – meta perseguida por Mário, determinado a estabelecer as bases do canto em português.

curadoria: joão marcos coelho

09/05 | sáb | 20h

Engenho Novo

Marília Vargas – soprano

André Mehmari – piano

A forma como penso o acompanhamento de uma canção ‘popular’ ou folclórica é madrigalesca, similar a um baixo contínuo barroco, amplificando e enfatizando os afetos propostos pelo texto. As ocasionais citações e sobreposições melódicas acontecem espontaneamente. Para mim, toda música pode e quer abraçar outra (…)  A cada novo encontro-engenho, a música se reinventa e se reconhece.

Nos arranjos e recriações, procurei ser engenhoso mas sem querer reinventar a roda: tudo sempre a serviço do texto, como na revolucionária seconda pratica de Monteverdi e seus contemporâneos. Aliás, a forma como penso o acompanhamento de uma canção ‘popular’ ou folclórica é muito madrigalesca, similar a um baixo contínuo barroco, amplificando e enfatizando os afetos propostos pelo texto. As ocasionais  citações e sobreposições melódicas acontecem espontaneamente e são um reflexo natural das minhas mais profundas crenças musicais. Para mim, toda música pode e quer abraçar outra (…)  Isso é muito rico e estimulante para mim, um compositor que toca piano. Assim, a cada novo encontro-engenho, a música se reinventa e se reconhece”

[texto de André Mehmari]

 

Programa

Nesta Rua

Engenho Novo

Casinha Pequenina

São João Dararão

Capim di Pranta

Canção do Amor – Villa-Lobos/DoraVasconcellos

Cair da Tarde – Villa-Lobos/Dora Vasconcellos

Lua Branca – Chiquinha Gonzaga

Boi Bumbá – Waldemar Henrique

Viola Quebrada – Villa-Lobos

Uirapuru – Waldemar Henrique

Suíte Infantil:

I-O Cravo e a Rosa

II-Bela Pastora

III- Primavera

IV- Na Loja do Mestre André

Pai Francisco

A Bela de Yu – André Mehmari/Jiun Jie

Serenata do Adeus – Tema de Orfeu – Vinicius de Moraes

Valsa de Euridice – Vinicius de Moraes

Lamento della Ninfa – Claudio Monteverdi/Ottavio Rinuccini

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 09 de maio de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000.