10
set

10/09 | qui | 19h | cine cpfl cultura: antes do pôr-do-sol, de richard linklater

  • 19:00

o tempo em movimento na obra de richard linklater

“a vida é o que te acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”, cantou john lennon ao seu filho, sean. desde “antes do amanhecer”, essa passagem imperceptível do tempo é narrada por richard linklater a partir de elipses. na trilogia do casal céline e jesse, filmada em intervalos de dez anos, o retorno é sempre um ajuste de contas entre sonhos e vida real, entre o que nos tornamos e o que deixamos de ser. assim como em boyhood, o que não é dito nem mostrado no intervalo entre uma cena e outra tem papel central na obra do cineasta: a vida acontece enquanto silenciamos, mas também quando nos movemos e tentamos organizar ideias e sentidos sobre a condição humana. esse deslocamento, que é a vida em si, se desenvolve entre diálogos aparentemente banais interrompidos pela manhã, ao fim da tarde ou antes da meia-noite.  quando retomados, já não somos os mesmos.

10/09 | qui | 19h
antes do pôr-do-sol
richard linklater, 2004, 80 min, 12 anos
quase dez anos depois, os personagens se reencontram em paris, onde retomam uma conversa interrompida ao amanhecer. no caminho, mais desorientados do que antes, descobrem que não apenas o futuro é turvo e enganoso, mas também o passado e suas lembranças. ao reconstituir a vida comum e ordinária e restaurar os velhos sonhos, têm a chance de questionar: o que foi feito de nós?

antes do filme será exibido o café pocket “quem engana quem? – uma reflexão sobre o desejo de ser mais esperto que o outro”, entrevista com o historiador josé alves de freitas neto, 9 min, 2013

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 10/09/15
capacidade: 162 lugares
classificação etária: verificar indicação de cada filme
entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000