13
maio

13/05 | qua | 19h: Exibição de “Um diálogo sobre energia”, seguido de debate com os diretores Marta Maia e Sérgio Zeigler

  • 19:00

13/05 | qua | 19h – Livraria da Vila no Shopping Higienópolis – SP

Exibição de “Um diálogo sobre energia”, seguido de debate com os diretores Marta Maia e Sérgio Zeigler

Marta Maia, diretora e roteirista, Sérgio Zeigler, diretor e Ticha, roteirista.

“Um diálogo sobre energia”  levanta a discussão sobre as fontes de energia e sobre quais os seus riscos, vantagens e desvantagens. Num paralelo aparentemente inusitado, mas extremamente revelador, questiona como estamos nos colocando diante do problema na busca de energia para a transformação, seja ela material ou espiritual, vital ou teórica.

Afinal, o que é energia? Em busca desta resposta o documentário passa por diversas reflexões, filosóficas, científicas, teológicas, em torno do que representa esta palavra, este conceito.

De onde vem a energia? Se a energia vem do trabalho, que energia gerou esse trabalho? É possível ter energia para sempre? O que significa dizer “estou sem energia”? Se a segunda lei da termodinâmica é válida, o nosso universo é finito? Por que as crises que nos assustam costumam estar ligadas a crises energéticas, como a que agora vivemos? Não seriam essas crises projeções do nosso fim inevitável? Do que estamos falando quando falamos em energia?

Através de uma série de entrevistas com cientistas e pensadores, e do acompanhamento de situações de trabalho com personagens atuantes em áreas relacionadas ao tema da energia, vamos intercalar cenas e falas para uma reflexão sobre as mudanças de paradigma que a sociedade ocidental está enfrentando no que diz respeito ao consumo de energia.

Participam do documentário: o astrônomo Laerte Sodré Jr., o filósofo Osvaldo Frota Pessoa Jr, os físicos nucleares Rubens Lichtenthäler Filho (USP) e Ernesto Kemp (UNICAMP), o economista Nivalde De Castro (UFRJ), o arquiteto Ricardo Caruana, o médico psiquiatra Marco Antonio Marcolin, o médico acupunturista Lo Sz Hsien e o teólogo Ed Rene Kivitz.

Marta Maia estudou Ciências Sociais (graduação) e Multimeios (Pós-graduação), ambos pela UNICAMP. Há mais de 30 anos trabalha com a produção de programas de televisão, documentários e vídeos institucionais, como roteirista, editora de texto e diretora. Com experiência em produtoras independentes, agências de publicidade e emissoras de televisão, como Rede Globo, Record e TV Cultura. Desde 2004 é responsável por roteiros e pela direção dos programas de televisão da CPFL Energia – Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo, exibidos pela TV Cultura.

Sérgio Zeigler estudou cinema na ECA/USP. Já atuou como produtor e criador de diversos programas de TV. É diretor de documentários e foi diretor de arte do programa Café Filosófico CPFL.

Ticha é publicitária e graduada em comunicação pela FAAP. Já atuou como diretora de conteúdo de programas como a multi-plataforma “avesso”, além de ter sido assistente de direção e editora. Atualmente é roteirista, dentre outros, de programas do Café Filosófico CPFL.

Local: Livraria da Vila – Shopping Higienópolis, São Paulo.
Data: 13/05/2015;
Horário: 19h;
Capacidade: auditório: 100 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas (lotação da capacidade da sala);
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000.