13
jun

13/06 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: Camerata Latino Americana

  • 20:00

OS MUNDOS DE MÁRIO DE ANDRADE E A CONTEMPORANEIDADE

        “Sou um tupi tangendo um alaúde”

Cada terra produz um fruto. Uma terra que sofre de um rigoroso inverno, habitada por um povo de origem protestante, certamente não produzirá o mesmo fruto que um país tropical cujo povo mistura raízes católicas e afro-indígenas. Sabedor disto, Mário de Andrade buscava descobrir qual era o som que esta terra produzia. Seu ideal era criar uma escrita musical que fosse um retrato sonoro do Brasil. Uma música nacionalista forte e autoral, que incorporasse elementos nascidos espontaneamente na terra (folclore, música popular, tradições orais) com as técnicas da música dita universal. Seus pensamentos influenciaram seus contemporâneos e ecoam direta ou indiretamente na produção de compositores de nossos dias. Esta série aponta ecos deste pensamento em compositores que vão desde Villa Lobos e Francisco Mingone até contemporâneos como Villani-Cortês ou Beetholven Cunha.

13/06 | sáb | 20h

Camerata Latino Americana (lançamento CD Suíte Contemporânea Brasileira)

Este concerto lança o CD Suíte Contemporânea Brasileira, que aponta obras de diversos compositores brasileiros contemporâneos. Curiosamente, há um forte ponto de tangência entre estes compositores e Mário de Andrade que, embora um vanguardista, cunhava suas pesquisas não na erudição como um fim em si, mas tratava a vanguarda como uma forma necessária de expor suas novas descobertas, que estavam ligadas a pesquisas folclóricas e conexões com o povo. Assim, embora um vanguardista, ele não era um erudito desconectado em sua comunicação com o homem leigo. O concerto tem como obra central as Danças Características Africanas de Heitor Villa Lobos, obra que prenuncia as ideias vanguardistas de Mário de Andrade e semana de 1922. A partir daí orbitam em torno deste centro estético, obras de Pitombeira, Piccolotto, uma obra de juventude de Flô Menezes e uma estreia do compositor Pernambucano Beetholven Cunha.

REPERTÓRIO 

  1. Liduino Pitombeira (1962)

“Tango” (2000)

 

  1. Flo Menezes (1962)

Apologia dos Arquétipos” (1984)

I. Klangfarbennoten?

II. Intermezzo

III. Brahmsiana

IV. Riverrun (Vorgefühls)

V. Intermezzo

VI. Epifania

 

  1. Beetholven Cunha (1978)

“Canto do Araponga” (2014) estreia

 

  1. Liduino Pitombeira (1962)

“Three Atonal Miniatures” (2005)

I. Fluctuations

II. Stasis

III. Congruencies

 

  1. Heitor Villa Lobos (1887 – 1959)

Danças Características Africanas(1914 – 1916)

I. Farrápos

II. Kankukos

III. Kankikis

 

  1. Rafael Piccolotto de Lima (1986)

Asa Zóio e Matulão” (2012)

 

FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Regência

Simone Menezes

Violinos

Pablo de Léon

Ana de Oliveira

Maria Fernanda Krug

Pedro Della Rolle

 

Violas

Gabriel Marin

Wallas Pena

 

Violoncelos

Raïff Dantas Barreto

Moisés Ferreira

 

Contrabaixo

Thibault Delor

Flauta

Sarah Hornsby

 

Clarinete

Jairo Wilkens

 

Oboé

Peter Apps

 

Fagote

Matthew Taylor

 

Piano

Rogério Zaghi

 

Direção de Produção

Dulce Maltez

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 13 de junho de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000.