13
set

13/09 | sáb | 20h: música erudita contemporânea ao vivo: As confissões musicais de Janácek, com Quarteto Romanov

  • 20:00

100 ANOS DEPOIS – A música da Grande Guerra

Este mês, a cpfl cultura nos convida a ouvir os torturados sons produzidos por quatro compositores do leste europeu e da Rússia que viveram e criaram durante a Grande Guerra. Medo, insegurança, sonhos, delírios, fugas e exílios interiores – sensações que transparecem nestas obras capitais de um século atrás.

Na Hungria, Béla Bartók, 33 anos, foi obrigado a reduzir o universo geográfico de suas pesquisas folclóricas às aldeias remotas da Transilvânia e da Romênia a partir da eclosão da Primeira Guerra Mundial, a que ficou conhecida como A Grande Guerra.

Em Praga, o compositor Leos Janácek, 60 anos, mudou radicalmente sua vida afetiva e criativa: separou-se da mulher e assumiu um caso avassalador com Kamila Stosslová no período de guerra (ela serviu-lhe de musa inspiradora de uma incrível sequência de grandes criações musicais, até sua morte em 1928).

Em Varsóvia, Karol Szymanowski, 31 anos, não foi convocado para o exército polonês em 1914 por doença. Permaneceu até 1918 vivendo como um ermitão: passou muita necessidade financeira, mas jamais deixou de compor.

Na Rússia, Aleksander Scriabin, 42 anos, vivia seus sonhos teosóficos e musicais místicos, tentando capturar o Mistério do Universo. Imaginou até uma obra multimídia a estrear nas geladas montanhas do Himalaia. Passou o verão de 1914 no campo. Lá compôs suas últimas obras, já em plena Grande Guerra.

13/09 | sáb | 20h

As confissões musicais de Janácek

Quarteto Romanov

Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova | violinos

Simeon Grinberg | viola

Rodrigo Andrade Silveira | violoncelo

Sonata a Kreutzer e Cartas Íntimas — estes são os apelidos dos dois quartetos de cordas de Leos Janácek. Kreutzer foi o violinista a quem Beethoven dedicou sua sonata mais famosa para violino e piano, em 1802; em 1889, Leon Tolstói faz da sonata o símbolo da corrupção moral no casamento: conta numa novela o final trágico de um triângulo amoroso entre o jovem violinista e a esposa pianista de um oficial russo, flagrados tocando sensualmente a “Kreutzer” de Beethoven. Em 1917, Janácek, vivendo aos 63 anos uma paixão quase nabokoviana por Kamila, de 25, debruçou-se sobre a história de Tolstói e compôs um quarteto em que reconta a trama absolvendo a mulher adúltera. E aos 74 anos, em 1928, ano de sua morte, decidiu pôr em música sua avassaladora paixão outonal.  

Quarteto Romanov

O Quarteto de cordas Romanov é formado pelos violinistas Alexey Chashnikov, Tatiana Vinogradova, o violista Simeon Grinberg e o violoncelista Rodrigo Andrade Silveira, integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Programa:

Alexander Glazunov (1865-1936)   Elegie op. 105

Leos Janácek (1854-1928)  Quarteto de cordas no.1- Sonata a Kreutzer

1. Adagio – Con Moto

2. Con Moto

3. Con Moto – Vivo – Andante

4. Con Moto

Leos Janácek (1854-1928) Quarteto para cordas no.2 – Cartas Íntimas

1. Andante

2. Adagio

3. Moderato

4. Allegro

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 13/09/2014
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;