13
nov

13/11 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: Palavras, Com Adriana Falcão

  • 19:00

clique aqui para assistir ao vivo a partir das 19h!

Pode rir? – o humor e a (in)sanidade do politicamente correto

curadoria: marcelo tas

A sociedade está mais consciente de seus direitos. A ampla visibilidade das lutas históricas das minorias coincide com a facilidade de comunicação proporcionada pelas redes sociais. A exposição dessas bandeiras cria um desafio aos intérpretes responsáveis por retratar as relações sociais na literatura, no teatro, no cinema, na TV e nas várias mídias.

A reação a certas abordagens, antes aparentemente naturalizadas, tem levado a uma série de discussões sobre os limites do humor. Mas existe uma forma correta de rir ou fazer rir? É papel do humorista fazer rir e corrigir costumes? O que distingue um humor engajado e provocador de uma ofensa gratuita? O que incomoda na representação de determinados grupos no palco, nos livros na novela, no cinema? Faz sentido falar em restrição a liberdades de expressão quando a expressão é considerada ofensiva? Estamos dispostos a ouvir os argumentos de quem encontrou canais para comunicar este incômodo?

Esta série de encontros pretende debater as fronteiras entre o humor e a ofensa na era da mobilização digital.

13/11 | sex | 19h

Palavras

Com Adriana Falcão, escritora e roteirista

Adriana Falcão transita em diferentes campos da palavra. Escritora de livros adultos e infantis, é autora de roteiros e diálogos para as séries “A Grande Família” e “Louco Por Elas” e os filmes “O Auto da Compadecida” e “Se Eu Fosse Você” (1 e 2). No encontro, ela explica como as palavras podem escolhidas e adaptadas para as mais diversas formas de mídia e comunicação.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, mediante retirada de senha a partir das 17h, no dia do evento. vagas limitadas (lotação da capacidade da sala);
informações: (19) 3756-8000