13
abr

13/4 | qua | teatro: “seis (ou sete?) personagens à procura de autor”, com cia. cpfl de teatro

  • 20:00

apresentação teatral gratuita de “seis (ou sete?) personagens à procura de autor”, com cia. cpfl de teatro

13/4 (qua, 20h)

no seu 12º ano de existência, a cia cpfl de teatro baseou-se em “seis personagens à procura de um autor”, de luigi pirandello (1867-1936), para a realização da montagem da temporada de 2015-2016. a livre adaptação traz o novo nome “seis (ou sete?) personagens à procura de autor” e é uma homenagem ao dramaturgo, poeta e romancista italiano luigi pirandello no 80º aniversário de sua morte. a adaptação do texto, escrito em 1921, procurou manter a essência da discussão metalinguística proposta pelo autor com uma linguagem leve e por vezes humorística. trata-se de uma das mais representativas obras da dramaturgia de todos os tempos. na trama, esses seis personagens compõem a família que invade um ensaio teatral em busca de um autor que os faça viver suas histórias incompletas. a mudança do título, nesta adaptação, se deve à existência de um personagem sem o qual os conflitos e dramas dos outros seis personagens não poderiam ser encenados.

a cia cpfl de teatro

criada em 2003, a cia cpfl de teatro nasceu com a proposta de reunir colaboradores da cpfl energia interessados em buscar uma identidade com as artes cênicas. para viabilizar a iniciativa e formar o grupo de teatro amador da empresa, foi chamado o diretor abílio guedes e o assistente de direção de valtinho froldi, que organizou um programa de oficinas e ensaios. desde 2009, o grupo promove apresentações abertas ao público. no repertório destacam-se as montagens de “lisístrata” (2004), de aristófanes; “retiro dos sonhos” (2005), de marici salomão; “no natal a gente vem te buscar” (2007), de naum alves de souza; “brasil s.a” (2008), de antônio ermírio de moraes; “duas cadeiras e uma paixão” (2009), colagens de textos clássicos; “pérola” (2010), de mauro rasi e “seis (ou sete) personagens à procura de autor”, de luigi pirandello (2011 e 2015).

em 2015, a cpfl cultura realizou duas oficinas teatrais aos colaboradores da cpfl energia com o objetivo de fornecer os conhecimentos básicos, com aulas teóricas e práticas, sobre o trabalho da criação e composição de personagens.

elenco

as personagens que procuram um autor:

pai: rafael santin
mãe: rosana laverde
enteada: juliana cimardi
filho: duan sita
rapazinho: luís ricardo vieira
menina: mel ortuso
madame pace: rafael prestes goulart

os atores que ensaiam:

diretor: vinicius amaral lapa
assistente de direção: gabriel henrique cremasco
atriz 1: maria inês travaglini
ator 1: valtinho froldi
atriz 2: márcia emília lourenço
ator 2: wilmar bastos
ator 3: jonathan camilo

adaptação e direção: abílio guedes
assistente de direção e preparação de atores
: valtinho froldi
preparação mde. pace: juliana cimardi
desenho e operação de luz: ale azuos
execução dos figurinos: mary prais

local: sala umuarama | instituto cpfl  (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);

13/04 – quarta-feira – 20h

capacidade: 162 lugares
retirada de ingressos gratuitos a partir de uma hora antes do evento (2 ingressos por pessoa)
informações: (19) 3756-8000