14
maio

14/05 | qui | 19h | cine cpfl cultura: Clube da Luta, David Fincher

  • 19:00

O real e o verossímil na obra de David Fincher

Nem tudo é o que parece. Diretor de campanhas publicitárias para a Coca-Cola e videoclipes de artistas como Michael Jackson e Madonna, David Fincher fez história no cinema ao dar verossimilhança às fantasias criativas de personagens atormentados. Em sua obra, que inclui a produção do sucesso House of Cards, o desajuste pulsa onde tudo parece sob controle: a ordem do pecador, do homem comum, do homem criativo e da garota exemplar. Por trás de cada narrativa, no entanto, esconde-se um mundo alegórico produzido pelo truque entre a imagem e o engano. Na armadilha caímos todos: os clientes, os policiais, os amigos, os sócios, os namorados, o público de programas sensacionalistas e o público do cinema. Mestre do contraste entre a semelhança e a verossimilhança, Fincher é o diretor homenageado de maio no Cine CPFL Cultura com quatro filmes selecionados. Antes da sessão, o espectador acompanha uma série de entrevistas do Café Pocket sobre desejo, autoengano, caráter, sexo e relacionamento, temas que de alguma forma dialogam com o cinema em geral e a obra do cineasta em específico.

14/05 | qui | 19h

Clube da Luta

David Fincher, 1999, suspense-drama, 139 min, 14 anos

Obra-prima do diretor, o filme mudou a forma como o público aborda a relação entre ilusão e realidade na tela. Os dois mundos se encontram numa arena onde a pulsão de morte serve como um grito contra a perda dos sonhos e a mediocridade da vida ordeira e (supostamente) segura.

antes do filme será exibido o Café Pocket “A importância dos cuidados nos primeiros anos de vida”, entrevista com o psicanalista Ivan Capelatto (8 min, 2013).

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;