15
maio

15/05 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: Sintomas sociais e racionalidade diagnóstica, com Nelson da Silva Jr.

  • 19:00

clique aqui e assista hoje, ao vivo, a partir das 19h!

café filosófico cpfl ao vivo de maio/15

módulo: Mal-estar, sofrimento e sintoma

curadoria: Christian Dunker

Freud propôs a expressão Mal-Estar na Civilização para descrever as diferentes situações de impasse que nos fazem sofrer: o declínio natural do corpo, a imperfeição de nossas leis e as exigências internas de satisfação. O mal-estar não se revela uma situação passageira ou contingente, mas uma espécie de condição que temos que aceitar para existirmos, juntos neste mesmo mundo. A pergunta que rege este módulo é saber quais são os limites do sofrimento que devemos suportar e aceitar e quando é preciso agir para mudar o mundo ou para transformamos a nós mesmos? Outra maneira de discutir este problema é observar como nossos sintomas, codificados, como a depressão, a ansiedade, a anorexia ou as adições tornaram-se formas de nos desresponsabilizar pelo desconforto e angústia que o mal-estar necessariamente traz consigo.  Certos sintomas são mais adaptativos do que outros, assim como certas modalidades de sofrimento são mais visíveis ou mais intoleráveis que outras. Há, portanto, uma política envolvida aqui, sobre como definimos os limites do suportável. Há também uma história das formas de sofrimento e dos tipos “ideais” de sintoma, que tentaremos examinar em nossos encontros. O modo de sofrer que gerou o nascimento da psicanálise, há mais de 100 anos, será comparado com as nossas condições atuais e “brasileiras” pelas quais a equação entre mal-estar, sofrimento e sintoma pode ser redesenhada.  A importância deste tema não nos leva apenas aos modos de nos reconhecermos em nosso tempo e em nossa época, segundo nossa forma particular de sofrer, mas também nos convida a entender porque uma boa concepção sobre o sofrimento é ao mesmo tempo uma teoria de sua possível transformação: clínica e social.

15/05 | sex | 19h

Sintomas sociais e racionalidade diagnóstica

Com Nelson da Silva Jr, psicanalista e professor da USP

Diferentes  sentidos, muitos deles incompatíveis entre si, compartilham a mesma expressão « sintomas sociais ».  De fato, pode-se encontrá-la tanto em um discurso higienista, marxista, gerencial ou psicanalítico, com significações profundamente heterogêneas.  O estabelecimento de fronteiras, e o exame da racionalidade diagnóstica presente  em cada um desses usos exige a explicitação de sua compreensão do que é a vida social em seu princípio, isto é, seu posicionamento político.

Nelson da Silva Jr. é psicanalista e professor e Livre-Docente em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Realizou seu doutorado em Paris VII (Sorbonne) sob supervisão de Pierre Fedida. Professor do Sedes Sapientae, autor do livro Borderline (Coleção Psicopatologia, Casa do Psicólogo).

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 15 de maio de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;