16
abr

16/04 | qui | 19h | cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson: Viagem a Darjeeling (2007)

  • 19:00

cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

num mundo oprimido pelo cinza das ruas, é difícil mergulhar na obra de wes anderson sem estranhamento. as cores primárias saturadas em ângulos abertos e personagens caricatos criam um enganoso universo lúdico – mas não há nada de infantil neste retrato. pelo contrário, poucos são os cineastas capazes de levar tão a sério, e de forma tão original, os dramas que transformam as crianças em jovens adultos e adultos em velhas crianças com temáticas como a desintegração familiar, os amores contrariados, a violência. a concessão à fantasia é um grito contra uma realidade obscura e carregada da pós-modernidade. em wes anderson, essa dimensão é extrapolada até o limite do absurdo, o que transforma o diretor num dos símbolos máximos da chamada geração pós-mtv.

16/04 | qui | 19h

Viagem a Darjeeling

Wes Anderson, 2007, Drama-Comédia, 91 min, 12 anos

Em ‘Viagem a Darjeeling’, obra do diretor Wes Anderson, três irmãos que não se falavam há um ano partem em uma viagem de trem através da Índia numa tentativa de reatarem seus laços fraternos. No entanto, essa sua ‘busca espiritual’ sai rapidamente de curso (devido a eventos envolvendo analgésicos sem receita, xarope indiano para tosse e spray de pimenta), e eles acabam perdidos no meio do deserto com onze malas, uma impressora e uma máquina plastificadora. É aí que uma nova viagem totalmente não planejada se inicia.

antes do filme, será exibido o café pocket o ódio nas ruas, uma entrevista com o filósofo luiz felipe pondé , (10 min, 2013).

o filósofo fala sobre os movimentos nas ruas em todo nosso país. os motivos que levam os jovens às ruas, a falta de representatividade, a reação política ao governo e à polícia, e propõe uma reflexão sobre os desdobramento do movimento atualmente, com a violência, a dispersão e a figura dos black blocks.

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;