16
Maio

16/05 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo | Culpa e Vergonha na atualidade, com Julio Verztman

  • 19:00

16/05 | sex | 19h

Culpa e Vergonha na atualidade  

Com Julio Verztman, psicanalista e psiquiatra

O psicanalista e psiquiatra Julio Verztman vai discutir se há transformações no universo moral contemporâneo, examinando quais são os referentes e o modo de experimentar a culpa e a vergonha nos dias atuais. Além de um rápido panorama sobre o assunto em autores que estudam a cultura, o palestrante se deterá nas descrições e hipóteses teóricas da literatura psicanalítica sobre estas duas emoções.

módulo: O sofrimento humano nos tempos atuais
curadoria: Regina Herzog

Nos tempos atuais, assistimos a vastas transformações nos diversos setores da sociedade. Transformações políticas, sociais, econômicas e tecnológicas, abrindo diversas possibilidades de intervenção na saúde, o que certamente provoca os mais variados efeitos nos indivíduos. Fala-se muito que vivemos tempos de crise que acarretam uma revolução no modo de ser e de se estar no mundo. E o que é uma crise? O termo crise pode ter uma conotação positiva (no sentido de evolução, crescimento) ou negativa (como perda ou regressão); seja como for, crise remete a uma ruptura, uma mudança brusca com referência a um determinado status quo. Como encarar este momento, ou melhor, como vivenciamos este momento? Qual a razão de tanto sofrer, de tantos dissabores que distinguem o final do século XX e início do presente século com a marca da depressão? Costuma-se dizer que esta crise é a responsável pelo profundo mal-estar do ser humano com relação a si próprio ou ao convívio com seus semelhantes.

Nestas quatro palestras vamos discutir como se forma este quadro, analisando as transformações do mundo contemporâneo e sua incidência nas configurações subjetivas e nas relações sociais. Os temas abordados vão buscar retratar este cenário a partir das seguintes indagações: Como se apresenta hoje o sofrimento humano? Seriam as inovações tecnológicas  as responsáveis por esse mal-estar?  A felicidade se tornou uma obsessão? O avesso da depressão é a competência? Os sintomas contemporâneos são novos ou simplesmente uma repetição do que sempre houve? De que forma sentimentos como vergonha e humilhação, que aparecem como inibições e compulsões, permeiam as relações na atualidade?

Julio Verztman – Psicanalista, psiquiatra, professor do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica/Instituto de Psicologia/UFRJ, coordenador do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (NEPECC), psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB)

módulo: O sofrimento humano nos tempos atuais
curadorRegina Herzog
tema: Culpa e Vergonha na atualidade
palestrante: Julio Verztman
local: instituto cpfl | cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 16 de maio de 2014;
horário: 19h;
capacidade: café filosófico: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações: instituto cpfl  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;