16
out

16/10 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: foi para isto que lutamos pela liberdade?, com josé alves de freitas neto

  • 19:00

clique aqui para assistir ao café filosófico online a partir das 19h!

café filosófico cpfl | outubro/2015

servidões voluntárias e involuntárias: a quem nos entregamos depois de conquistar a liberdade?

curadoria: leandro karnal

muito jovem, étienne de la boétie escreveu seu “discurso da servidão voluntária”. a obra tratava da luta contra o absolutismo, mas acaba analisando todas as formas de entrega a domínios externos e internos. este ciclo do café filosófico fala do anseio por dominadores, guias, gurus e da recusa da liberdade. por que gostamos de quem deseja o controle de corpos e de almas? por que nos entregamos a gurus?  por que substituímos ditadores abomináveis por outros piores? qual a raiz da resistência à liberdade e ao livre arbítrio? por que floresce a autoajuda e as tentativas de conduzir o indivíduo à felicidade? por qual motivo exibimos nossa vida nas redes? o ciclo encara nosso medo à liberdade travestido da virtude contemporânea.

16/10 | sex | 19h
foi para isto que lutamos pela liberdade?
com josé alves de freitas neto, historiador, filósofo e professor da unicamp

memórias da ditadura e construção da liberdade democrática. por que tantos suspiram pela volta do chicote? passado 30 anos de redemocratização do país, por qual motivo há vozes que falam da volta da ditadura como uma solução? o preço da liberdade é conviver com seus detratores?

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas (lotação da capacidade da sala);
informações: (19) 3756-8000