17
set

17/09 | qui | 19h | cine cpfl cultura: antes da meia-noite, de richard linklater

  • 19:00

o tempo em movimento na obra de richard linklater

“a vida é o que te acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”, cantou john lennon ao seu filho, sean. desde “antes do amanhecer”, essa passagem imperceptível do tempo é narrada por richard linklater a partir de elipses. na trilogia do casal céline e jesse, filmada em intervalos de dez anos, o retorno é sempre um ajuste de contas entre sonhos e vida real, entre o que nos tornamos e o que deixamos de ser. assim como em boyhood, o que não é dito nem mostrado no intervalo entre uma cena e outra tem papel central na obra do cineasta: a vida acontece enquanto silenciamos, mas também quando nos movemos e tentamos organizar ideias e sentidos sobre a condição humana. esse deslocamento, que é a vida em si, se desenvolve entre diálogos aparentemente banais interrompidos pela manhã, ao fim da tarde ou antes da meia-noite.  quando retomados, já não somos os mesmos.

17/09 | qui | 19h
antes da meia-noite
richard linklater, 2013, 109 min, 14 anos
no último filme da trilogia, o espectador descobre, enfim, se os amantes ficaram juntos por mais de uma tarde ou uma noite. descobre também que encantar-se é tatear o desconhecido – é se embrenhar naquilo (ou em quem) ainda não conhecemos de perto; a mortalha do amor romântico, em contrapartida, é o convívio e as dores da rotina.

antes do filme será exibido o café pocket “psicanálise do século 21 – como viver na globalização: as mudanças no amor, na educação, no trabalho e na política”, entrevista com o psicanalista jorge forbes, 10min, 2013

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 17/09/15
capacidade: 162 lugares
classificação etária: verificar indicação de cada filme
entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000