18
nov

18/11 | qua | 15h30 | Invenção do Contemporâneo ao vivo: Os desafios do relacionamento entre instituições privadas e o setor público

  • 15:30

18/11 | qua | 15h30

Invenção do Contemporâneo especial

Os desafios do relacionamento entre instituições privadas e o setor público

A relação entre valores corporativos, interesses da sociedade e posicionamento governamental é objeto de intensos debates na sociedade contemporânea. Não apenas no Brasil. Em países como os Estados Unidos, onde  este relacionamento é regulamentado há muito tempo, a atuação das companhias junto ao poder público tem gerado uma série de reflexões e questionamentos.

Mas de que maneira valores corporativos, interesses privados, responsabilidade pública e orientação estatal se encontram nesta fronteira nem sempre bem definida? É legitimo que as empresas defendam seus valores e/ou interesses dentro das instâncias decisórias? Quem está autorizado a fazer esta intermediação? Esse conflito é mais ou menos intenso quando se trata de uma concessão pública?

Em uma sociedade democrática inserida em uma economia globalizada, transparência é um valor fundamental, sobretudo quando o público acompanha com interesse as notícias sobre a relação entre um produto ou serviço e a sua cadeia de fornecedores. Ou a proximidade entre grupos econômicos e grupos políticos. Não por acaso, o financiamento empresarial de campanha e os mecanismos de governança corporativa, além dos impactos sociais e ambientais da atividade econômica, são algumas das questões fundamentais da atualidade.

Por outro lado, na maioria dos países ocidentais fica cada vez mais evidente o protagonismo das empresas para muito além da esfera econômica de sua especialização. Para usar um termo mais afeito ao meio ambiente, as empresas acabam por construir e atuar em ecossistemas ampliados, que envolvem relações complexas entre fornecedores, reguladores, clientes e outros stakeholders, criando desafios inéditos para a construção de valor sustentável.

Este debate tem como objetivo lançar luz e problematizar as relações institucionais das empresas no campo das relações econômicas e políticas.

com Milton Seligman, engenheiro eletricista, ex-ministro da Justiça e Pedro Dallari, advogado, ex-presidente da Comissão Nacional da Verdade, com mediação de Luiz Eduardo F. do Amaral Osorio, Vice-Presidente Jurídico e Relações Institucionais da CPFL Energia

entrada gratuita, por ordem de chegada a partir das 14h30

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
informações: (19) 3756-8000