19
set

19/09 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: Das folhas às pedras: perigos da cocaína e do crack, Com Paulo J. Cunha

  • 19:00

Café Filosófico CPFL promove debate sobre a dependência de cocaína e crack

Durante o encontro, o neuropsicólogo Paulo J. Cunha apresentará dados recentes de pesquisa sobre tratamento baseado em “ginástica cerebral” a partir do Jogo de Xadrez

Desde 2009, o afastamento no trabalho por uso de diferentes tipos de entorpecentes feitos com cocaína cresceu 84,6% no Brasil, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Seguridade Social divulgados pela Folha de S.Paulo. Os números, segundo o neuropsicólogo Paulo Jannuzzi Cunha, mostram a necessidade dos investimentos em prevenção, tratamento e mudanças na concepção sobre a doença – uma doença do cérebro que merece o mesmo cuidado de outras doenças crônicas.

Cunha é o palestrante do Café Filosófico CPFL da próxima sexta-feira, 19/09, sobre “Perigos da cocaína e do crack: das folhas às pedras”. O debate faz parte do módulo “Do prazer à adicção: as drogas no mundo contemporâneo”, sob curadoria do médico psiquiatra Arthur Azevedo.

Em sua apresentação, Paulo J. Cunha buscará tecer algumas considerações sobre a história do uso da cocaína, desde a antiguidade até os dias atuais. “A ideia é refletirmos sobre o poder desta droga em causar dependência e morte”, diz. “Durante o debate, explicarei como surgem as dificuldades de atenção, memória e da tomada de decisões, levando-os a problemas no trabalho e decorrentes afastamentos pelo INSS.  Mostrarei dados inéditos de nossas pesquisas e ainda uma nova forma de tratamento que inventamos, com resultados muito promissores, baseada em uma espécie de ‘ginástica cerebral’ a partir do Jogo de Xadrez, para beneficiar os dependentes de cocaína.”

Segundo o especialista, os dados foram publicados no mês passado em uma das revistas científicas mais respeitadas da área, a Drug and Alcohol Dependence(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0376871614008758).

“A meu ver, a população ainda não tem muitas informações confiáveis sobre as consequências do uso desta droga, principalmente os jovens. Para muitos, a cocaína ainda é vista como uma maneira de ‘acelerar’ o trabalho; para outros, uma maneira de emagrecer rapidamente, e para outros ainda, um jeito de desinibir-se socialmente ‘sem deixar rastros’.”

Cunha promete contestar a ideia de oposição entre “drogas leves” e “drogas pesadas”. “O peso de cada droga varia de acordo com o uso que se faz dela. Isso serve para repensarmos a própria visão que temos da maconha, que para alguns pode parece leve, mas que, para determinados usuários, pode ser muito pesada, trazer danos à saúde e limitar significativamente a capacidade produtiva.”

Da mesma maneira, completa, as estratégias de redução de danos não trazem efeitos significativos em dependentes de cocaína e crack. “Por isso abordarei outras estratégias de prevenção e tratamento, que tem se mostrado mais eficazes a longo prazo.”

O debate começa às 19h e terá transmissão ao vivo no endereço cpflcultra.com.br/aovivo. Os dois primeiros encontros do módulo, sobre o uso de álcool e de maconha, estão disponíveis no site.

módulo: Do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo

curadoria: Arthur Guerra, professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo) e Consultor de empresas na área de Saúde e Qualidade de Vida.

O uso de substâncias teve seu início pelo princípio da sensação de prazer, que pode ser alcançada de forma rápida. Para algumas pessoas, é apenas mais um caminho. Para outras, a persistência para alcançar objetivos a longo prazo perde o sentido. Afinal, não é mais fácil a recompensa quase instantânea? Tudo na vida tem um preço. E o princípio que antes era de sentir prazer, se transforma. Um dependente químico usa sua substância para evitar o desprazer.

19/09 | sex | 19h

Das folhas às pedras: perigos da cocaína e do crack
Com Paulo J. Cunha, neuropsicólogo

serviço:

módulo: Do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo
curadoria: arthur guerra
tema: Das folhas às pedras: perigos da cocaína e do crack
palestrante: Paulo J. Cunha
local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 19 de setembro de 2014;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;