21
jun

21/06 | ter | 19h | café filosófico cpfl especial com Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal no teatro castro mendes

  • 19:00

21/06 | ter | 19h – Teatro Castro Mendes

Lançamento do livro: Felicidade ou morte (editora papirus)

Com Clóvis de Barros Filho, filósofo e Leandro Karnal, historiador

De filmes e livros a propagandas de televisão, a todo momento somos instados a ser felizes. Pois, como diria o poeta, “é melhor ser alegre que ser triste”. O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo.

Aqui, Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição das circunstâncias para o que seja uma vida feliz. E questionam se, sendo livres para escolher entre tantas possibilidades, estamos de fato mais próximos desse ideal.

O livro é certamente um encontro feliz entre os dois autores, que não deixam de tocar em aspectos mais desafortunados do tema, presentes quase como uma sombra indissociável de nossa condição humana. Afinal, poderia a felicidade denunciar certo contentamento com o infortúnio alheio? Ou estaria ela no amor pelo outro? Sem a felicidade, o que nos resta?

Clóvis de Barros Filho
por Leandro Karnal

Clóvis de Barros Filho é um conhecido nome no campo acadêmico e de palestras pelo Brasil. Ao encontrá-lo, somos tomados pela voz tonitruante, registro típico de um grande orador e intelectual refinado. Suas metáforas candentes, sua base sólida intelectual, seus gestos quase épicos e seus exemplos divertidos são parte de uma idiossincrasia única e inesquecível.  É uma mente livre, pouco afeita a convenções e capaz de uma sedução esfíngica. Um Ulisses do pensamento, polímata avassalador e de gênio sedutor. O resto se descobre no texto.

Leandro Karnal
por Clóvis de Barros Filho

Leandro Karnal é um historiador conhecido e reconhecido. No campo acadêmico converteu-se em referência obrigatória e fonte de inspiração para jovens pesquisadores no Brasil e no exterior. Sua incrível coragem e vontade de compartilhar conhecimento levaram-no para além das salas de aula. Assumiu, assim, a curadoria de renomados museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. Mas foi na condição de colega-colaborador da Casa do Saber que tive a oportunidade de conhecê-lo. Com acurada didática e poderosa eloquência, converte todos os seus ouvintes e alunos em fervorosos fãs, admiradores do seu trabalho. Por tudo isso, é um privilégio para mim esta coautoria.

Curadoria: instituto CPFL – Editora Papirus
Local: Teatro Castro Mendes –  Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP
Data: 21/06 | 19h;
Capacidade: 600 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
transmissão online em institutocpfl.org.br/cultura/aovivo;
transmissão via telão na fachada do teatro;
Entrada: distribuição de ingressos gratuitos no dia do evento diretamente no teatro castro mendes a partir das 18h – dois ingressos por pessoa – válidos até as 18h50 (após esse horário o lugar vago será disponibilizado. Vagas Limitadas (lotação da capacidade da sala);

a prefeitura de campinas disponibilizará foodtrucks na praça em frente ao teatro;

Informações: (19) 3756-8000 | [email protected]

curta nossa página no facebook e fique sabendo das novidades do instituto cpfl!