22
maio

22/05 | qui | 19h | invenção do contemporâneo especial | Tarifas de energia elétrica, com Isabel Soares e Pedro Verdelho

  • 19:00

22/05 | qui | 19h

Tarifas de energia elétrica – por que elas são tão diferentes entre países?

Com Isabel Soares e Pedro Verdelho

Módulo:  Especial Energia na cidade do futuro

Curadoria: prof. Nivalde José de Castro

Tarifa de energia elétrica é uma variável estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país. Por um lado, a energia elétrica é um insumo que está presente na cadeia produtiva de todos os bens e serviços produzidos. Por outro, afeta diretamente o poder aquisitivo das famílias. Desta forma, saber como a tarifa é formada e como explicar as diferenças das tarifas entre os países é muito instigante e importante.

No programa Invenção do Contemporâneo desta quinta-feira (22/05), o economista Nivalde de Castro, coordenador do Gesel (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, será o mediador do debate “Tarifas de Energia – Por que elas são tão diferentes entre países?”. Para o evento foram convidados os especialistas Pedro Verdelho, responsável pela direção de tarifas e preços da ERSE, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal, e Isabel Soares, catedrática da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. O evento terá transmissão online no site do Instituto CPFL.

Pedro Verdelho é Responsável pela Direção de Tarifas e Preços da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desde 1999. De 1995 a 2002 foi professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau acadêmico de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, todos em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, em 1987, 1990 e 1995, respetivamente. De 2007 a 2013 foi membro investigador do Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia do Instituto Superior Técnico. De 1985 a 2007 foi membro investigador do Centro de Automática da Universidade Técnica de Lisboa. Os seus principais interesses centram-se na definição de tarifas e preços de eletricidade e gás natural, eficiência energética com uma incidência particular do lado do consumo, regulação econômica, qualidade de energia eléctrica, eletrônica de potência, filtros ativos de potência, sistemas avançados de compensação de energia reativa, acionamentos e sistemas de geração de velocidade variável. Publicou mais de uma centena de artigos nas áreas referidas com mais de 700 referências. Recebeu o “Meritorious Paper Award” em 1996 da “IEEE Industrial Electronics Society”.

nivalde josé de castro graduado em ciências econômicas pela universidade federal do rio de janeiro (1974). mestrado em economia da indústria e da tecnologia pela ufrj (1985). doutor em economia da educação pela ufrj (1996). é professor associado iv tempo integral do instituto de economia da ufrj. coordenador do  gesel – grupo de estudos do setor elétrico onde desenvolve pesquisas , na análise da dinâmica do setor elétrico do brasil e no mundo comfoco em questões econômicas e ambientais. ver site em www.nuca.ie.ufrj.br/gesel.

 

Local: Instituto CPFL  | Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP;
Data: 22/05/2014
Horário: 19h;
Capacidade: 180 lugares;
Classificação Etária: 14 anos;
Transmissão online  pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. Vagas Limitadas;
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br