22
ago

22/08 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: Concerto de Câmara da Camerata Latino Americana: Claudio Cruz (violino) convidado especial e Gabriel Marin (viola)

  • 20:00

música erudita contemporânea | agosto/15

os mundos de mário de andrade e a contemporaneidade
“sou um tupi tangeando um alaúde”

curadoria: simone menezes

na sequência do módulo os mundos de mário de andrade e a contemporaneidade, que tem a curadoria da regente simone menezes, recebemos dois concertos para apresentar ao público  algumas das principais obras das gerações de compositores  influenciadas pelo pensamento do gênio modernista.

22/08 | sáb | 20h

Concerto de Câmara da Camerata Latino Americana: Claudio Cruz (violino) convidado especial e Gabriel Marin (viola)

Duos ou duelos? Enquanto temos muita literatura musical para violino e cello ou violino e piano, a formação violino e viola tem sido uma das menos exploradas na literatura camerística.  Certamente isto não é à toa, nesta formação encontramos uma série de desafios técnicos para os músicos executantes, que acabam cumprindo papeis musicais diversos nestes verdadeiros duelos. Para este concerto, preparamos obras de três compositores com fortes raízes nacionalistas à la Mario de Andrade, respectivamente, Ernani Aguiar, Claudio Santoro e o temido duo de Heitor Villa-Lobos. Entretanto para introduzir o público ao universo dos duos, não poderíamos deixar de abrir com o clássico duo do compositor francês Ignace Pleyel.

Programa

IGNACE PLEYEL (1757 -1831)

Duo para violino e viola Nr 1 op 69,

  1. Allegro spirituoso,
  2. Rondo – Allegro

 

ERNANI AGUIAR (1950 –  )

Duos de Prados para violino e viola 1986

I- Andante mosso,

II Boi Mofado,

III Andante mosso,

IV Allegro,

V Cantilena,

VI Allegro

 

CLAUDIO SANTORO (1919 – 1989)

Duo para violino e viola 1982, Allegro deciso

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959)

Duo para violino e viola 1946,

  1. Allegro
  2. Adagio

III. Allegro Agitato

 

Claudio Cruz – Convidado Especial

Iniciou-se na música com seu pai, o luthier João Cruz e recebeu orientação de Erich Lehninger e Maria Vischnia, freqüentou cursos ministrados por Joseph Gingold, Chiam Taub, Kenneth Goldsmith e OlivierToni. Vencedor de diversos concursos no Brasil, foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 1985 e 1997, ganhador do Prêmio Carlos Gomes em 2002 como camerista e 2006 como solista instrumental, Prêmio Bravo em 2011 e o Grammy Awards em 2002.  Cláudio Cruz tem sido convidado a atuar como solista e camerista em países como França, Itália, Alemanha, Áustria, Hungria, Croácia, Uruguai, Argentina, Chile, França, Japão e Estados Unidos. Foi Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo de 1990 a 2012, atualmente é primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes, regente e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba. Na temporada 2015 atua como regente, solista  e recitalista  no Japão, participará do Festival Internacional de Música de Câmara “La Musica” na Florida (EUA), gravará na Inglaterra o Duo de Kodaly para violino e violoncello com Antônio Meneses.  Com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo fará concertos no Lincoln Center em Nova York e no Kenedy Center em Washington.

Gabriel Marin – viola

Violista do Quarteto Carlos Gomes, Camerata Latino Americana e da Sinfônica da USP, Gabriel Marin possui extensa experiência no universo da música orquestral e de câmara. Representou o Brasil nas Orquestras Jovens do Mercosul e das Américas, atuando em concertos nas principais salas de treze países das Américas. Ganhou o Premio Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão, agraciado com uma bolsa integral de estudos para aperfeiçoar-se na Academia de Música Carl Nielsen, Dinamarca. Foi violista da Orquestra Sinfonica de Odense e participou do Festival de Verbier, na Suiça. Também atua como professor de viola e música de câmara do Instituto Baccarelli.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 22/08;
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: cpfl cultura (19) 3756-8000