23
abr

23/04 | qui | 19h | cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson: Moonrise Kingdom (2012)

  • 19:00

cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

num mundo oprimido pelo cinza das ruas, é difícil mergulhar na obra de wes anderson sem estranhamento. as cores primárias saturadas em ângulos abertos e personagens caricatos criam um enganoso universo lúdico – mas não há nada de infantil neste retrato. pelo contrário, poucos são os cineastas capazes de levar tão a sério, e de forma tão original, os dramas que transformam as crianças em jovens adultos e adultos em velhas crianças com temáticas como a desintegração familiar, os amores contrariados, a violência. a concessão à fantasia é um grito contra uma realidade obscura e carregada da pós-modernidade. em wes anderson, essa dimensão é extrapolada até o limite do absurdo, o que transforma o diretor num dos símbolos máximos da chamada geração pós-mtv.

23/04 | qui | 19h

Moonrise Kingdom

Wes Anderson, 2012, Drama-Comédia, 94 min, 12 anos

Ambientado em uma ilha na costa da Nova Inglaterra, no verão de 1965, ‘Moonrise Kingdom’ conta a história de dois jovens de 12 anos que se apaixonam, fazem um pacto secreto e fogem juntos para o campo. À medida que várias autoridades tentam capturá-los, uma violenta tempestade está se formando e a pacífica comunidade da ilha vira de ponta-cabeça de todas as formas possíveis. Bruce Willis é o xerife local, o Capitão Sharp. Edward Norton é um líder de tropa escoteira, o Mestre Ward. Bill Murray e Frances McDormand são os pais da menina, Sr. e a Sra. Bishop.

antes do filme, será exibido o café pocket elitismo, autonomia, populismo: os intelectuais na transição dos anos quarenta, uma entrevista com o sociólogo milton lahuerta , (7 min, 2014).

o especialista analisa a ruptura entre cultura e política após mobilização frustrada de escritores nos anos quarenta e as consequências desse cisma na relação entre autores, público e mercado editorial, e o consequente engajamento esvaziado dos intelectuais ainda nos dias atuais.

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;