25
abr

25/04 | sáb | 20h | música erudita contemporânea ao vivo| As vozes íntimas de Jean Sibelius, com Quarteto Camargo Guarnieri

  • 20:00

modernidade nórdica

como villa-lobos no brasil, o finlandês jean sibelius e o dinamarquês carl nielsen fizeram música moderna, mas com sabores diferentes daqueles criados pelos compositores europeus. eles viveram e criaram nas primeiras décadas do século 20. e, assim como o folclore brasileiro ressurge recriado na música de villa-lobos, os fiordes que recortam em milhares de cursos d’água as geladas florestas brancas da finlândia e da dinamarca também frequentam a música de sibelius e nielsen, ambos nascidos há 150 anos. mais conhecidos por suas sinfonias, revelam outra faceta de sua maestria na música de câmara para sopros, violino e piano e quarteto de cordas nos 4 concertos de março e abril.

25/04 | sáb | 20h

As vozes íntimas de Jean Sibelius

Quarteto Camargo Guarnieri

Elisa Fukuda – violino

Ricardo Takahashi – violino

Silvio Catto – viola

Joel de Souza – violoncelo

O quarteto Vozes Íntimas é a única obra de música de câmara de grandes ambições da maturidade de Sibelius. O Adagio di molto é seu centro de gravidade. Ele escreveu, sobre três acordes pianíssimo em mi menor, a expressão latina voces intimae – daí o título, confirmado em carta: “Estas vozes íntimas transportam para o além”. Seu biógrafo Tawaststjerna fala em longínquos murmúrios de um mundo remoto. De fato, Sibelius parece fazer um corpo-a-corpo no limite do silêncio.  O adagio também é o tempo escolhido por Anton Webern para o movimento de quarteto escrito em 1905, quando ele era aluno de Schoenberg. O quarteto no. 2 de Guarnieri é um exemplo de sua maestria no gênero.

Programa

Jean Sibelius (1865-957):  Quarteto de cordas em ré menor opus 56 (Voces intimae):

  1. Andante – Allegro molto moderato
  2. Vivace
  3. Adagio di molto
  4. Allegretto (ma pesante)
  5. Allegro

Anton Webern ((1883-1945): “Langsamer Satze”

Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993): “Quarteto de cordas no. 2”

  1. Enérgico
  2. Nostálgico
  3. Allegro

Quarteto Camargo Guarnieri

Em seu décimo ano de existência, o Quarteto Camargo Guarnieri é formado pela violinista Elisa Fukuda. Ela formou-se em Genebra e aperfeiçoou-se com Sandor Vegh no Mozarteum de Salzburgo. Recebeu vários prêmios como APCA e Carlos Gomes e gravou 11 CDs. É professora da escola Fukuda e Faculdade Cantareira. O também violinista Ricardo Takahashi, iniciou seus estudos com Tosio Takeda e após estudar com Ayrton Pinto na UNESP, aperfeiçoou-se com Ilan Gronnish, É chefe de naipe na Orquestra Bachiana SESI/SP, violinista da OSUSP desde 1994 e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo. O violista Silvio Catto estudou com Adriana Schincariol, Paulo Bosísio, Thomas McDavid (EUA), Horácio Shaeffer; atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e professor na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo. Joel de Souza, violoncelo, obteve título de pós-graduação e mestrado na Lynn University Conservatory of Music, é membro da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e professor titular da UNESP.

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 25 de abril de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;