27
mar

27/03 | sex | 19h | café filosófico cpfl ao vivo: leviatã de hobbes e as lógicas da força e da punição, com yara frateschi

  • 19:00

café filosófico cpfl ao vivo | março/abril 2015

os clássicos da literatura e o cotidiano

curadoria: José Alves de Freitas Neto

a proposta do ciclo é abordar obras filosóficas e literárias marcantes da cultura ocidental e estabelecer vínculos com temáticas do cotidiano. definir uma obra como “clássica” é um exercício ambíguo, pois ao mesmo tempo em que a referência a obras canônicas é elucidativa e produz um reconhecimento quase que imediato da envergadura dos autores e títulos, há a questão que a precede: por que elas tornaram-se referentes do modo de pensar, de explicar e de problematizar seu tempo e ultrapassaram as barreiras cronológicas e dos lugares em que emergiram? a resposta não é simples e nem é o que se propõe a discutir neste ciclo do café filosófico cpfl.

27/03 | sex | 19h

leviatã de hobbes e as lógicas da força e da punição

com yara frateschi, doutora em letras e professora de ética da unicamp

a descrição da guerra total, do enfrentamento entre sujeitos e a adesão a um modelo de governo que tem em suas mãos a espada e o báculo, o poder militar e o religioso, para assegurar o direito à vida é um aspecto que nutre soluções imediatas e de apelo ao rigor da punição nos tempos atuais. o modelo da relação entre indivíduo e estado é marcado pela ausência da sociedade como corpo constitutivo e, ao mesmo tempo, problemático e de difícil harmonização. a questão a ser enfrentada é: por mais que se critique a lógica da força do estado não existe um sentimento latente para que ele puna e castigue o outro e seus comportamentos diferentes?

yara frateschi é professora de ética e filosofia política na universidade estadual de campinas desde 2004. é autora de a física da política: hobbes contra aristóteles, bem como de artigos e capítulos de livros sobre aristóteles, thomas hobbes, john locke e hannah arendt.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 27 de março de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;