27
jun

27/06 | sáb | 20h | música erudita contemporânea ao vivo: Câmara da Camerata Latino Americana convida duo palheta ao piano

  • 20:00

OS MUNDOS DE MÁRIO DE ANDRADE E A CONTEMPORANEIDADE

        “Sou um tupi tangendo um alaúde”

Cada terra produz um fruto. Uma terra que sofre de um rigoroso inverno, habitada por um povo de origem protestante, certamente não produzirá o mesmo fruto que um país tropical cujo povo mistura raízes católicas e afro-indígenas. Sabedor disto, Mário de Andrade buscava descobrir qual era o som que esta terra produzia. Seu ideal era criar uma escrita musical que fosse um retrato sonoro do Brasil. Uma música nacionalista forte e autoral, que incorporasse elementos nascidos espontaneamente na terra (folclore, música popular, tradições orais) com as técnicas da música dita universal. Seus pensamentos influenciaram seus contemporâneos e ecoam direta ou indiretamente na produção de compositores de nossos dias. Esta série aponta ecos deste pensamento em compositores que vão desde Villa Lobos e Francisco Mingone até contemporâneos como Villani-Cortês ou Beetholven Cunha.

27/06 | sáb | 20h

Câmara da Camerata Latino Americana convida duo palheta ao piano

Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano)

O clarinete é um instrumento que está no ponto de fusão entre a música popular e erudita no Brasil. Desde a época dos chorões a figura do clarinetista impactou como instrumentista e liderança musical a produção da música erudita brasileiro, tornando-se um dos grandes divulgadores de novos compositores. Recentemente o pesquisador brasileiro Ricardo Dourado Freire publicou uma tese onde ele aponta o desenvolvimento da identidade do clarinetista brasileiro à partir da visão de Mario de Andrade. Na visão de Mario de Andrade, a música de uma sociedade é desenvolvida passando por três estágios: música universal (musica religiosa) musica internacional (musica de concerto), musica nacional (música de influencia popular e folclórica). Ricardo Dourado Freire aponta o papel fundamental que o clarinetista, como instrumentista e como liderança musical teve na etapa brasileira da formação da música nacional. O concerto de hoje aborda obras de compositores brasileiros que escrevem para clarinete dialogando sob esta influência da fusão popular e erudita.

Programa

Osvaldo Lacerda (1927-2011) – Quatro peças para clarinete e piano (1978)

  1. Chalumeau
  2. Clarino

III. Improviso

  1. Toccatina

 

Marlos Nobre (1939-) – Desafio XI para Clarineta e Piano Opus 31 nº 11a (1968)

  1. Cadenza
  2. Desafio

 

Lindembergue Cardoso (1939-1989) – Monódica I para clarinete e piano Opus 106 (1988)

 

Liduino Pitombeira (1962-) – The Magic Square for clarinet and piano Opus 34 (1999)

 

Harry Crowl (1958-) – 25 Esboços para Clarineta e Piano (2002/03) Obra comissionada pelo Duo Palheta ao Piano

 

Edmundo Villani-Côrtes (1930-) – Águas Claras (1991)

O Duo Palheta ao Piano (Jairo Wilkens e Clenice Ortigara)

Criado em 2000, o Duo tem se apresentado em importantes salas de concerto no Brasil, tais como o Teatro Amazonas, em Manaus; a Sala Cecília Meireles, o Museu da República, a Igreja da Candelária, e a UNIRIO, no Rio de Janeiro, e a Capela Santa Maria e Teatro Positivo – Pequeno Auditório, em Curitiba.  Nos Estados Unidos, onde residiu entre 2006 e 2008, o Duo se apresentou na Rogers Whitmore Recital Hall (Universidade de Missouri), Boone Historical Society, Ethical Society of St. Louis e UMKC – Conservatory of Music. E em recitais como artistas convidado nas convenções “ClarinetFest 2008”,“ClarinetFest 2010” e “ClarinetFest 2014”, promovidos pela International Clarinet Association.  Recebeu prêmios em concursos, destacando o da Academia Nacional de Música, no Rio de Janeiro, em 2001 e 2004, o “Artist Presentation Society Audition” em 2008, nos Estados Unidos e em 2013 o III Concurso de Música de Câmera – 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. E em 2013 lançou seu primeiro CD.

Clenice Ortigara atua como pianista junto ao Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e é professora de Música de Câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nasceu em Cascavel (PR) e concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestrado em Piano Performance, Música de Câmara e Ópera na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Teve como professores Olga Kiun, Leilah Paiva, e Dr. Janice Wenger.

Jairo Wilkens é, atualmente, solista especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Natural de Vigia (Pará). Teve como professores Oleg Andryeyev (Rússia), Howard Klug (Indiana University – Bloomington), Kenneth Grant (Eastman School of Music), Paul Garritson (Universidade de Missouri), Luis Afonso Montanha e Sérgio Burgani. Masterclasses com Paquito D’Rivera, Walter Boeykens, Walter Seyfarth (Filarmônica de Berlim) e Paul Meyer. Bacharel em Clarineta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 27 de junho de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000.