28
mar

28/03 | sáb | 20h | música erudita contemporânea: A música para violino e piano de Nielsen e Sibelius, com Maria Fernanda Krug e Karin Fernandes

  • 20:00

Modernidade Nórdica

Como Villa-Lobos no Brasil, o finlandês Jean Sibelius e o dinamarquês Carl Nielsen fizeram música moderna, mas com sabores diferentes daqueles criados pelos compositores europeus. Eles viveram e criaram nas primeiras décadas do século 20. E, assim como o folclore brasileiro ressurge recriado na música de Villa-Lobos, os fiordes que recortam em milhares de cursos d’água as geladas florestas brancas da Finlândia e da Dinamarca também frequentam a música de Sibelius e Nielsen, ambos nascidos há 150 anos. Mais conhecidos por suas sinfonias, revelam outra faceta de sua maestria na música de câmara para sopros, violino e piano e quarteto de cordas nos 4 concertos de março e abril.

28/03 | sáb | 20h

A música para violino e piano de Nielsen e Sibelius, com Maria Fernanda Krug (violino) e Karin Fernandes (piano)

Sibelius, Nielsen e Richard Strauss são conhecidos por suas obras  sinfônicas. São raras as chances de se ouvir suas obras camerísticas. Sibelius gostaria de ter sido violinista; não se firmou como instrumentista mas transformou o violino numa de suas preferências. Além de um belo concerto, ele compôs obras como esta densa sonatina. Já Nielsen era violista de profissão, conhecia profundamente as cordas. E sua escrita revela essa intimidade com o instrumento. Já a sonata de Richard Strauss, de 1888, foi uma espécie de adeus à música de câmara. Uma sonata de ambições orquestrais.

Programa

Jean Sibelius (1865-1957):     “Sonatina opus 80”

– Lento – Allegro

– Andantino

– Lento – Allegretto – Vivace

Carl Nielsen (1865-1931): “Sonata no. 2, opus 35”

– Allegro con tiepidezza

– Molto adagio

– Allegro piacevole

Richard Strauss (1864-1949): Sonata em mi bemol maior opus 18

– Allegro ma non tropo

– Improvisation: Andante cantabile

– Finale: Andante – Allegro

Maria Fernanda Krug – violino

Ex-aluna do violinista Salvatore Accardo, Maria Fernanda Krug tem atuado como solista e camerista no Brasil e no exterior. Integrou a Salzburg Chamber Soloists de 2001 a 2004, em turnês pela Europa, EUA, Japão e México.

É violinista concertino da Orquestra Sinfônica Municipal de SP e coordenadora e fundadora da Cantilena Ensemble. Em 2012, gravou na Polônia obras de Marlos Nobre e Beetholven da Cunha para a Dux Records, com a Capella Bydgostiensis regida por Jose Maria Florencio.

Karin Fernandes – piano

Pianista premiada em 21 concursos de piano, venceu em 1999 por unanimidade o “X Prêmio Eldorado de Música”. Karin já se apresentou em todas as regiões brasileiras e também na Argentina, Paraguai, Portugal, Inglaterra e França. Dedica-se especialmente à execução do repertório para piano dos séculos XX e XXI, com várias peças executadas em primeira audição. Dentre elas destacam-se as dos compositores brasileiros Edson Zampronha, Mario Ficarelli, Leonardo Martinelli, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda, Edmundo Villani Côrtes, Arrigo Barnabé e do americano Jack Fortner. Como solista, se apresentou junto à Camerata Osesp, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSUSP, Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, entre outras.

Possui dez CDs gravados, sendo que oito deles são inteiramente dedicados ao repertório brasileiro, incluindo piano solo, música de câmara e concertos para piano e orquestra. Teve cds finalistas em alguns prêmios, como o Prêmio Caras da Música 2000, como Melhor cd do ano e Artista Revelação; Prêmio Bravo Bradesco Prime de Cultura 2012, Melhor cd do ano; e o Prêmio Concerto nas edições 2013 e 2014, como Melhor cd do ano.

Paralelamente à carreira como pianista recitalista e solista, Karin desenvolve intenso trabalho camerístico. É integrante do Trio Puelli, formado em 2009, dedicado à música dos séculos XX e XXI.

local: auditório umuarama | cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 28 de março de 2015
horário: 20h;
capacidade: auditório umuarama: 162 lugares;
classificação etária: 14 anos;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h. vagas limitadas;
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;