28
nov

28/11 | sex | 19h: café filosófico cpfl ao vivo | Para um líder pós-moderno, com Jorge Forbes

  • 19:00

módulo: novos tempos na política | o outono do patriarcalismo

curadoria: jorge forbes

nenhuma campanha recente foi parecida com a que vivemos em 2014. o que parece inédito não foram os temas e abordagens dos candidatos, mas a postura de grande parte dos eleitores e da sociedade: radicalismo, polarização, agressividade, fanatismo. expressões desses sentimentos foram o medo do futuro, a insegurança no presente, a dificuldade de aceitar novos comportamentos no campo da sexualidade e dos costumes, a maior demanda por extensão e melhoria da qualidade de serviços públicos, a falta de confiança nos partidos políticos e sindicatos, os conflitos abertos nas ruas e nas redes sociais. a polarização pt e psdb no campo da política é insuficiente para explicar o antagonismo que se estabeleceu na sociedade. vivemos uma espécie de fla-flu em que a paixão pelos times de futebol deu espaço a visões de mundo excludentes, em que se nega ou se tenta reduzir ao mínimo o espaço para o diferente, agora não mais o meu adversário e sim meu inimigo – um adversário que, como no jogo, precisa ser eliminado.

28/11 | sex | 19h

Para um líder pós-moderno

Com Jorge Forbes, psiquiatra e psicanalista

Qual a relação entre o acirramento de ânimos pré-eleitoral e o deslocamento das relações de poder verticais (paternalistas) para outras, mais horizontais. Esse raciocínio pressupõe a aceitação do diverso, do diferente, de projetos pessoais que escapam de modelos rígidos e predefinidos. Para se desenvolver, precisa, enfim, de negociação, de diálogo, de entendimentos, se não entre iguais, pelo menos entre semelhantes. Requer a convivência entre projetos diferentes e não da eliminação do diferente.

25.05.12 - Cafe Filosofico - Jorge ForbesFotos: Tatiana Ferro

No entanto, o choque de visões entre indivíduos com propostas diferentes (seriam mesmo diferentes) parece inviabilizar esse diálogo. Por quê?

jorge forbes é psicanalista e médico psiquiatra, em são paulo. doutor em teoria psicanalítica pela ufrj. mestre em psicanálise pela universidade de paris viii.  doutor em ciências pela usp, faculdade de medicina. membro da associação mundial de psicanálise. preside o instituto da psicanálise lacaniana. é autor de vários livros, e muitos artigos, em que discute a ética e a responsabilidade nas novas formas de viver da pós-modernidade. curador do café filosófico – tv cultura.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data: 28 de novembro de 2014;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;