29
abr

[cancelado] 29/04 | qua | 0h15 | invenção do contemporâneo na tv cultura: Um diálogo sobre energia

  • 00:15

o programa que seria exibido hoje, 29/04, na tv cultura foi cancelado devido à alteração na grade da emissora. em breve avisamos quando será exibido. 

29/04 | qua | 0h15

Um diálogo sobre energia

com Laerte Sodré Jr., Osvaldo Frota Pessoa jr., Rubens Lichtenthaler Filho, Ernerto Kemp, Nivalde J. de Castro, Ricardo Caruana, Marco Antonio Marcolin, Lo Sz Hsien e Ed Rene Kivitz.

O que é energia? Em busca desta resposta o documentário passa por diversas reflexões, filosóficas, científicas, teológicas, em torno do que representa esta palavra, este conceito. De onde vem a energia? Se a energia vem do trabalho, que energia gerou esse trabalho? É possível ter energia para sempre? O que significa dizer “estou sem energia”? Se a segunda lei da termodinâmica é  válida, o nosso universo é finito? Por que as crises que nos assustam costumam estar ligadas a crises energéticas, como a que agora vivemos? Não seriam essas crises projeções do nosso fim inevitável? Afinal, do que estamos falando quando falamos em energia? Participam do documentário: o astrônomo Laerte Sodré Jr., o filósofo Osvaldo Frota Pessoa Jr, os físicos nucleares Rubens Lichtenthäler Filho (USP) e Ernesto Kemp (UNICAMP), o economista Nivalde De Castro (UFRJ), o arquiteto Ricardo Caruana, o médico psiquiatra Marco Antonio Marcolin, o médico acupunturista Lo Sz Hsien e o teólogo Ed Rene Kivitz.

o invenção do contemporâneo vai ao ar à 0h15, na madrugada de quarta-feira para quinta-feira, na tv cultura.