29
abr

29/04 | qua | 19h: café filosófico cpfl ao vivo: Macunaíma de Mário de Andrade e o enigma do herói às avessas, Com José Miguel Wisnik

  • 19:00

clique aqui e assista ao vivo a partir das 19h!

café filosófico cpfl ao vivo | abril 2015

os clássicos da literatura e o cotidiano

curadoria: josé alves de freitas neto

a proposta do ciclo é abordar obras filosóficas e literárias marcantes da cultura ocidental e estabelecer vínculos com temáticas do cotidiano. definir uma obra como “clássica” é um exercício ambíguo, pois ao mesmo tempo em que a referência a obras canônicas é elucidativa e produz um reconhecimento quase que imediato da envergadura dos autores e títulos, há a questão que a precede: por que elas tornaram-se referentes do modo de pensar, de explicar e de problematizar seu tempo e ultrapassaram as barreiras cronológicas e dos lugares em que emergiram? a resposta não é simples e nem é o que se propõe a discutir neste ciclo do café filosófico cpfl.

29/04 | qua| 19h

Macunaíma de Mário de Andrade e o enigma do herói às avessas

Com José Miguel Wisnik, doutor em teoria literária e professor da USP

Vista superficialmente ora de modo positivo, ora negativo, a figura de Macunaíma é de uma ambivalência profunda e agônica no pensamento e no sentimento de Mário de Andrade. O herói sem nenhum caráter (termo complexo que tem aqui mais de um sentido) está ligado às agruras de um país que, se se moderniza, deixa de ser Brasil, e que, se continua a ser Brasil, não se moderniza. Para além disso, o dilema se coloca no quadro mais geral de uma reflexão fabulosa sobre o mal estar na civilização.

local: cpfl cultura (rua jorge figueiredo corrêa, 1.632, chácara primavera, campinas – sp);
data:  29 de abril de 2015;
horário: 19h;
capacidade: 180 lugares;
classificação etária: 14 anos;
transmissão online pelo cpflcultura.com.br/aovivo;
entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
informações:  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;