30
abr

30/04 | qui | 19h | cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson: O Grande Hotel Budapeste (2014)

  • 19:00

cine cpfl cultura: o (nada) excêntrico mundo de wes anderson

num mundo oprimido pelo cinza das ruas, é difícil mergulhar na obra de wes anderson sem estranhamento. as cores primárias saturadas em ângulos abertos e personagens caricatos criam um enganoso universo lúdico – mas não há nada de infantil neste retrato. pelo contrário, poucos são os cineastas capazes de levar tão a sério, e de forma tão original, os dramas que transformam as crianças em jovens adultos e adultos em velhas crianças com temáticas como a desintegração familiar, os amores contrariados, a violência. a concessão à fantasia é um grito contra uma realidade obscura e carregada da pós-modernidade. em wes anderson, essa dimensão é extrapolada até o limite do absurdo, o que transforma o diretor num dos símbolos máximos da chamada geração pós-mtv.

30/04 | qui | 19h

O Grande Hotel Budapeste

Wes Anderson, 2014, Drama-Comédia, 99 min, 14 anos

No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

antes do filme, será exibido o café pocket as ruas e a democracia: ensaios sobre o brasil contemporâneo, uma entrevista com o sociólogo marco aurélio nogueira, (8 min, 2014).

o ator de “as ruas e a democracia” discute as manifestações após junho de 2013 e seus legados. o que mudou na cultura política dos jovens? o que permaneceu igual? de que maneira as eleições presidenciais e a copa do mundo no brasil nos ajudaram a refletir sobre a relação entre a política proposta e as nossas reivindicações hoje?

local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
capacidade: 162 lugares
entrada  gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;