30
abr

30/04 | sáb | 20h: música contemporânea – Percepções e variações sonoras, com GRUPU e Cia. Domínio Público

  • 20:00

música contemporânea | abril/2016
A arte do diálogo
curadoria: thais lopes nicolau

A música contemporânea, com suas características de experimentalismo e de constante busca pelo novo, dialoga e transita espontaneamente entre as linguagens da música de concerto europeia e os elementos originais da cultura de outras regiões. A liberdade e a variedade das linguagens musicais dos séculos XX e XXI se inspiram e incorporam sonoridades e ritmos singulares que não só evocam lugares distantes, mas que, acima de tudo, remetem o ouvinte a características culturais e perspectivas que o intrigam e o seduzem.

Esta integração cultural e peculiaridade na linguagem moderna é demonstrada durante as seis apresentações de abril a junho na Sala Umuarama do Instituto CPFL. A violonista Teresinha Prada abre a série de concertos explorando elementos de africanidade e minimalismo, incluindo obras de Leo Brouwer a Roberto Victorio. GRUPU e Cia Domínio Público se apresentam em seguida com o espetáculo Persephassa. Uma apresentação que une percussão e dança e explora as percepções sensoriais trabalhando com manipulação temporal e elasticidade espacial

Criação: Cia. Domínio Público e GRUPU
Direção Cênica: Holly Cavrell
Direção Musical: Fernando Hashimoto
Integrantes GRUPU: Anna Layza, Fernando Hashimoto, Gabriel Peregrino, Isadora Conte, Maria Fernanda Pombalino, Otavio Antoniacci Neto, Rodolfo Arilho.
Integrantes Cia Domínio Público: Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’Ajello, Sara Mazon.
Produção Executiva: Sara Mazon
Design gráfico: Julio Giacomelli
Fotos e videos: Coronel Mostarda

Persephassa é um espetáculo multidisciplinar, dança e música, inspirado na obra monumental para sexteto de percussão de Iannis Xenakis. É apresentado em formato não convencional: os músicos se dispõem em círculo ao redor da plateia e os bailarinos dividem o espaço central com os espectadores. Enquanto Persephassa, ao longo de sua execução, leva o ouvinte a vivenciar múltiplas manipulações do tempo, multimetrias e elasticidade espacial, trazemos como abertura do espetáculo a obra Marimba Phase, do compositor americano Steve Reich, onde o tempo é manipulado através da defasagem, bailarinos e músicos se integram de modo a demonstrar a complexidade e fluidez da estética minimalista presente na obra. O espetáculo propõe um ambiente instigante e caótico permeado pelas diferentes qualidades de movimento e pela variação de texturas sonoras.

 

Programa

Marimba Phase          –           Steve Reich (1936 -) [21’00]

Intérpretes:

GRUPU (Fernando Hashimoto e Gabriel Peregrino)

Cia Dominio Público (Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’Ajello, Sara Mazon)

 

Persephassa    –           Iannis Xenakis (1922-2001) [31’00]

Intérpretes:

GRUPU (Anna Layza, Fernando Hashimoto, Isadora Conte, Maria Fernanda Pombalino, Otavio Antoniacci Neto, Rodolfo Arilho)

Cia Dominio Público (Leandro Rivieri, Maitê Lacerda, Paula D’Ajello, Sara Mazon)

local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: sábado, 30/04/2016
horário: 20h
capacidade: 162 lugares
entrada gratuita, com retirada de ingressos (2 por pessoa) a partir das 19h
informações: (19) 3756-8000