31
mar

31/03 | qui | 19h | cine cpfl cultura apresenta Hitchcock: o aparente e o essencial – Psicose

  • 19:00

Hitchcock: o aparente e o essencial

Alfred Hitchcock, nas palavras do crítico de cinema Inácio Araújo, era um homem de fé. Para o cineasta britânico, o filme deve promover o encontro entre o aparente e o essencial, entre o corpo e a alma. “Como se algo na nossa vida espiritual devesse ser corrigido. E pudesse ser”, observa o autor de “Hitchcock, o Mestre do Medo”.

Hitchcock, continua o especialista, ensina a contar uma história sem palavras. As imagens é que têm de contar a história. Este encontro entre o aparente e o essencial é o tema do Cine CPFL Cultura de março. Durante a mostra, o público terá a oportunidade de conferir em tela grande as marcas criadas pelo diretor que mudaram para sempre a forma de “fazer cinema”, com cortes, elementos surpresa, tensão do roteiro e uma espécie de metalinguagem da própria produção cinematográfica. É uma oportunidade também para conhecer, mais do que o “mestre do suspense”, como é conhecido, um modo de fazer cinema que se tornou referência a todos os cineastas que o sucederam, a começar pelos ícones da Nouvelle Vague, que tinham em Hitchcock uma de suas principais referências.

31/03 | qui | 19h

Psicose

Alfred Hitchcock, 1960, 109 min, 14 anos

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

local: sala umuarama | rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp;
data: 31/03/2016
capacidade: 162 lugares
classificação etária: verificar indicação de cada filme
entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
informações: (19) 3756-8000